106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Trinta por cento de todos os casos de tumores malignos registrados no Brasil são de câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 180 mil novos casos da doença são registrados no país todos os anos.
Entre os mais comuns, estão os carcinomas basocelular e espinocelular, além dos melanomas, que são mais agressivos.
De acordo com o oncologista clínico do Centro de Oncologia do Paraná, Guilherme Stelko Pereira, é comum que as pessoas idosas sejam as mais atingidas. (Áudio 1)
Dezembro é o mês dedicado às campanhas de prevenção à doença. Segundo o médico, é preciso tomar as precauções necessárias ainda na infância e na adolescência para prevenir a incidência do câncer de pele. (Áudio 2)
A gestora de pessoas Roseli Maria Vidal percebeu algo errado na pele em 2017, mas chegou ao diagnóstico somente um ano depois. Isso porque ela não suspeitou que o problema fosse, de fato, um câncer. (Áudio 3)
O tratamento foi finalizado em agosto deste ano, mas o protetor solar e os cuidados com a exposição ao Sol foram redobrados. E é essa a principal dica para prevenir a doença, além de consultar um profissional de dermatologia.
Por isso, no dia 7 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Dia Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, com cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários realizando consultas gratuitas em mais de 130 postos de atendimento.
Em todo o país, no ano passado foram feitos 26.161 atendimentos, sendo que 3.852 casos de câncer de pele foram identificados.
Fonte: Band FM