106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Paraná registrou mais um recorde de doações de órgãos efetivas somente no mês de novembro. Foram 66 doações, quebrando o recorde anterior de abril de 2018, com 61 doações. Neste ano, a média mensal foi de 39 doações. Os dados são do Sistema Estadual de Transplantes.
Só em novembro, foram 116 pessoas beneficiadas, com 71 rins, 35 fígados, três corações e dois pâncreas.
O Paraná é o Estado que mais aumentou o percentual de doadores de órgãos nos últimos anos. O número saltou de 6,8 doadores a cada um milhão de pessoas para 47,7 doadores, entre 2010 e 2018.
A média nacional é de pouco mais de 17 doadores para cada milhão.
Segundo a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Arlene Badoch, o Estado trabalha para manter um nível alto de capacitação das equipes médicas, viabilizando as doações. (Ouça o áudio abaixo)
De acordo com o Sistema Estadual de Transplantes, o Paraná foi o campeão no transplante de fígado e rim em 2018 e atualmente o Estado lidera o número de transplantes de rim no país.
A Central Estadual de Transplantes, mantida pelo Governo do Paraná, está localizada em Curitiba, mas há quatro Organizações de Procura de Órgãos, na capital, Londrina, Maringá e Cascavel. Estes centros trabalham na orientação e capacitação das equipes distribuídas em 67 hospitais do Paraná, que mantêm Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).
Fonte: AEN