106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A indústria paranaense está otimista para o desempenho no ano que vem. Segundo levantamento da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), 80% dos entrevistados esperam que 2020 seja um ano de resultados positivos. A sondagem anual, realizada entre os dias 27 e 28 de novembro, revelou ainda que 15% dos industriais ficaram neutros e 5% estão pessimistas com relação ao futuro da economia.
De acordo com o economista da Fiep, Evânio Felippe, os números são reflexo dos resultados da economia paranaense e do avanço das reformas políticas.(Áudio 1)
Segundo a Fiep, a pesquisa de modo geral representa quase 51 mil estabelecimentos industriais de todos os portes, como micro, pequena, média e grande, e de 37 segmentos, que geram 765 mil empregos no estado. Os dados ainda trazem que entre os otimistas, 70% preveem aumento das vendas dos produtos, 57% esperam melhorias na conjuntura econômica e 49% apostam em abertura de novos mercados.
Para o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins, após anos com pequenos avanços e melhorias no cenário produtivo, 2020 deve impactar positivamente na economia paranaense. (Áudio 2)
A pesquisa ainda aponta que mais de 82% dos empresários pretendem realizar investimentos no Paraná no ano que vem. Cerca de 75% dos entrevistados informaram que utilizarão recursos próprios para os investimentos. Só 38% pretendem recorrer ao mercado financeiro para buscar capital.
A pesquisa completa com recortes específicos está disponível no site http://www.fiepr.org.br/.
Fonte: Band Fm