106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Após alguns anos difíceis, 2019 foi considerado positivo para os produtores de aves e suínos no país. Depois de três trimestres de forte retomada, os últimos meses devem manter o patamar elevado na produção e exportação. Uma boa notícia para a região Oeste do Paraná, que é hoje o principal polo transformador de grãos em proteína animal do País.
De acordo com o diretor-executivo de mercado e futuro presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, a expectativa é fechar 2019 com aumento na produção, projetando um cenário positivo para 2020. (Áudio 1)
A exportação para a China é uma das grandes responsáveis pelo aumento na demanda dos produtos brasileiros. Após um problema sanitário e a “briga” entre China e EUA, o Brasil viu o número de exportações crescer; mas agora os dois países concordaram sobre a primeira fase do acordo comercial. Ricardo Santin, afirma que no longo prazo isso não vai afetar o Brasil.(Áudio 2)
A expectativa da (ABPA) é fechar 2019 com aumento de 2,3% na produção de carne de frango, passando de 12,85 milhões de toneladas, em 2018, para 13,15 milhões de toneladas neste ano.
As projeções para a carne suína são otimistas. A produção deve ter alta de 1% a 2,5%, podendo superar as 3,97 milhões de toneladas de 2018 e chegar a 4,1 milhões de toneladas até o final de 2019.
Mas a notícia mais promissora vem das exportações: o ano deve encerrar com alta de 14,5% de carnes embarcadas.
Fonte: AI/SI