A Polícia Civil de Umuarama apreendeu uma carreta e um bitrem carregados de cigarros contrabandeados do Paraguai na noite de terça-feira (19). A carga, com mais de 2 mil maços de cigarros, está avaliada em R$ 1,5 milhão.
O Grupo de Diligências Especiais (GDE) recebeu uma denúncia anônima de que os veículos passariam pelo perímetro urbano de Umuarama com o contrabando e ficou de prontidão. O denunciante forneceu a placa do bitrem e as características da carreta.
Ao avistar os veículos, os policiais fizeram o acompanhamento tático e deram ordem para que parassem próximo a entrada do Pesqueiro Lima. O motorista da carreta cruzou o veículo na pista e se embrenhou no mato. O motorista do bitrem fugiu e abandonou o veículo e a carga poucos quilômetros à frente.
A carga foi guardada em um barracão e na manhã desta terça-feira foi apresentada e em seguida conduzida até a Polícia Federal de Guaíra, onde será contabilizada.
Ao que tudo indica, esta é a maior apreensão de cigarros contrabandeados já realizada pela Polícia Civil de Umuarama.
O delegado que comandou a operação, Fernando Ernandes Martins, disse que a prática de abandonar a carga e se esconder no mato é comum entre os contrabandistas, que não foram presos. Mesmo assim, o prejuízo desta vez foi grande.
Fonte: Portal Rondon