106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria de Saúde de Guaíra decretou estado epidemiológico da dengue. Ao todo já são 142 casos confirmados até esta quarta-feira (08) conforme divulgado no Boletim Epidemiológico da Dengue do município.
Diante do cenário que requer muito cuidado e atenção, o município convocou uma comissão formada por membros de diversas secretarias e diretorias para desenvolver uma ação integrada no combate e prevenção da dengue. (Secretaria de Saúde por meio Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria de Infraestrutura, Agropecuária e Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Limpeza pública, Diretoria de Obras, Diretoria de Meio Ambiente, Secretaria de Fazenda por meio da Diretoria de Fiscalização com apoio da Ouvidoria e Imprensa).
Uma das ações mais importantes no combate a dengue, a aplicação do veneno conhecido como fumacê está em falta em todo o Brasil desde maio. A ausência do veneno, ajuda no aumento de focos do mosquito da dengue, que nessa época do ano tem seu ápice de proliferação devido o clima da estação como chuvas e calor. A responsabilidade para compra e disponibilização do fumace aos municípios é do Ministério da Saúde do Governo Federal.
O Município disponibiliza canais para denúncias pelo 156 e também pelo Whatsapp 3642-9958, por meio da Ouvidoria, para que possam denunciar munícipes que não estejam tendo o devido cuidado com suas residências, desta forma, equipe da Prefeitura inclui a residência do cidadão no cronograma para a recolha de lixo e entulhos, acaso continuem com o descuido, a Fiscalização passará notificando e multando.
Sendo assim, a guerra contra a dengue está ainda mais sob responsabilidade de toda a população. Evitar que novos mosquitos nasçam é a única forma de prevenção. Acabar com focos (água parada) se torna obrigação e necessidade de todos, pois a eliminação do mosquito que transmite a Dengue, só pode ser realizada por intermédio do inseticida que está em falta.
A dengue pode levar a morte. Não é brincadeira. Nesse momento, o Município solicita que todo cidadão guairense faça sua parte, limpe seus quintais, use repelente, denuncie quem não está fazendo sua parte. Juntos podemos eliminar esse mosquito.
Fonte: Assessoria