106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje (16) um novo boletim epidemiológico, são 331 casos de dengue confirmados em Guaíra. Os bairros com mais casos positivos são: centro-72, Jardim Santa Paula-45, Vila Malvina-35, Jardim Guaíra-32.
De acordo com a 20ª Regional de Saúde de Toledo, foi encaminhado um pedido de urgência para liberação de bombas leco motorizadas, conhecidas como “fumacê” para auxiliar no combate ao mosquito.
É imprescindível o apoio da população no combate ao Aedes Aegypti. Em Guaíra os munícipes podem denunciar terrenos com acúmulo de lixo ou residências que estejam colaborando para a proliferação. Os telefones são 156 e (44) 3642-9958 Whatsapp Ouvidoria.
No dia 08 de janeiro a Secretaria Municipal decretou estado de epidemia no município, desde então uma comissão formada por secretarias e diretorias estão trabalhando com ações integradas no combate ao mosquito.
Como prevenir a dengue?
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia - quando os mosquitos são mais ativos - proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
Fonte: Tatyelle Schunemann/Barbosa Junior