106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A cada a dia a Copel registras 43 flagrantes de ligações irregulares de energia no Paraná. São os chamados “gatos”, que geram prejuízos no sistema e são crimes previstos em lei.
Todos os dias, após denúncias ou através das análises das faturas, as equipes de inspeção da Copel saem a campo para verificar se há alguma alteração ou irregularidades na ligação de energia de residências e empresas. E o resultado muitas vezes é a comprovação de uma atitude, que muita gente acha comum e nem se dá conta do perigo que está correndo. Como explica o Superintende Comercial da Copel João Bonat Junior. (Áudio 1)
Ao longo de 2019 foram constatadas quase 11 mil irregularidades, uma média de 43 casos por dia. Atualmente a Companhia conta com 40 equipes de fiscalização de instalações, que utilizam equipamentos modernos para as verificações. Em 80% dos casos o “gato”de luz está dentro da entrada de serviço das unidades consumidoras.
Só no Paraná o total de energia roubada do sistema em 2019, seria o suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 25 mil habitantes por um ano. De acordo com o superintendente da Copel, os consumidores honestos é que acabam pagando a conta. (Áudio 2)
Fazer ligações irregulares ou adulterar o medidor, são crimes previsto no código penal brasileiro, com penas que variam de 1 a 3 anos de prisão.
Fonte: Tv Tarobá