Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

É preso o foragido da Operação Pecúlio

  • 21/04/2016
  • Foto(s): RGL
É preso o foragido da Operação Pecúlio
A Polícia Federal confirmou no fim da tarde desta quarta-feira (20) que já cumpriu todos os 15 mandados de prisão contra suspeitos de participar de um esquema de fraudes na Prefeitura de Foz do Iguaçu. O 15º suspeito era procurado desde terça-feira (20), quando foi deflagrada a Operação Pecúlio. Ele se apresentou aos policiais durante a manhã e foi detido.

As investigações que se estendem há dois anos apontam para um esquema fraudulento envolvendo licitações marcadas para a contratação de obras pela prefeitura de Foz do Iguaçu e empresas da região. O coordenador do Núcleo de Operação Especiais da Controladoria Geral da União (CGU), Israel de Carvalho, calcula que tenham sido desviados ao menos 4 milhões. 

O homem que foi detido nesta quarta-feira está preso temporariamente. Ele pode ficar detido por até cinco dias, quando a Polícia Federal e o Ministério Público Federal vão se posicionar pela soltura, prorrogação por igual período ou alteração  para o regime preventivo. Caberá ao juiz que conduz o processo decidir a questão. Caso seja decretada a prisão preventiva, o suspeito ficará detido por tempo indeterminado, como estão os demais presos preventivamente.

Depoimentos

Na tarde desta quarta-feira, a Polícia Federal já começou a ouvir os presos da Operação Pecúlio. Inicialmente, a PF havia previsto o iníco das oitivas para sexta-feira (22) mas os investigadores que cuidam do caso decidiram antecipar em virtude do feriado desta quinta-feira (21).

Segundo a Polícia Federal, alguns dos presos se dispuseram a prestar depoimento, enquanto outros preferiram esperar. Não foi informado se algum dos presos se dispos colaborar promovendo a denominada "delação premiada."
Prefeito é investigado
Entre os alvos da operação está o prefeito Reni Pereira (PSB), esposo da Deputada Cláudia Pereira,  que foi conduzido coercitivamente à delegacia da PF para prestar esclarecimentos ainda na terça. Reni foi ouvido e liberado. 

Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na casa dele, onde foram apreendidos cerca de R$ 120 mil em dinheiro.

Em entrevista  concedida,   o prefeito disse que o dinheiro encontrado em sua casa é parte do  montante recebido em função de uma  restituição  judicial, sacado no banco em outubro de 2015 e que havia sido furtado e devolvido junto com duas armas levadas da casa dele.

Dinheiro antigo com origem nova.

Vale dizer, o dinheiro que havia sido roubado da casa do Prefeito  no ano passado, sem origem conhecida, com a apreensão do ladrão, e do dinheiro  liberado pela Justiça  na boca do caixa bancário, passou ter origem conhecida, mas a procedência continua desconhecida.   

Reni disse ainda que desconhece as possíveis irregularidades em contratos, que já apresentou à PF os recibos sobre a origem do dinheiro apreendido e que deverá ser aberto um processo interno para investigar o suposto esquema de corrupção.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, prisão e condução coercitiva em Foz do Iguaçu, Cascavel, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia.

As prisões decretadas são as seguintes:

Prisões preventivas:

- Nilton João Beckers, também conhecido como "mancha", empresário e engenheiro civil, sócio da SR Pavimentações com sede em Itaipulândia, com obras em muitos municípios da região, inclusive em Santa Helena. 
- Euclides de Moraes Barros Júnior (empresário)
- Melquizedeque da Silva Correia Ferreira Soza ,ex-secretário de Tecnologia da Informação do Município de Fóz do Iguaçu.
- Rodrigo Becker, ex-secretário de Planejamento de Foz do Iguaçu.

Prisões temporárias:

- Edson Queiroz Dutra (empresário)
- Vilson Sperfeld (empresário, sócio de "mancha" da SR Pavimentação)
- Alexandro Tavares Ferreira (empresário)
- Charles Bortolo (ex-secretário de Saúde de Fóz do Iguaçu)
- Evori Roberto Patzlaff (ex-secretário de Obras de Foz do Iguaçu)
- Sandro Hideo Saito (empresário)
- Eliane Yamamotto (empresária)
- Cristiano Fure de França (ex-diretor de Obras de Fóz do Iguaçu)
- Rosinaldo Luziano dos Santos (empresário)
- Fernando da Silva Bijari (empresário, colaborador  da SR Pavimentação)
- Mario Cesar Habby dos Santos (empresário)

Fonte: RGL

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557