106,5 FM
Rádio Costa Oeste
De acordo com o boletim epidemiológico da dengue divulgado, pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta terça-feira (21), são 7.618 casos da doença em todo o estado – 1.550 a mais do que na publicação anterior. Dos registros, 5.578 são autóctones, ou seja, a pessoa contraiu a doença na cidade onde vive. Os dados são medidos desde agosto.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento chega a 4.846%. Ainda segundo o balanço oficial, são 24 municípios em situação de epidemia, dois a mais do que na semana passada. Outros 27 municípios estão em situação de alerta.
Diante do aumento no número de ocorrências, o Governo do Estado decidiu ampliar o combate à dengue, como explica o Governador Ratinho Junior. (Áudio 1)
O Comitê Intersetorial de Controle da Dengue vai criar um cronograma de mutirões pelo Estado. Entres as ações já realizadas está a remoção técnica de criadouros nos municípios de Nova Cantu, Quinta do Sol e Florestópolis, com redução do número de infestação nos domicílios. O secretário da Saúde, Beto Preto, ressalta que o trabalho é fundamental para diminuir a existência do mosquito. (Áudio 2)
O secretário reforçou que 59% dos casos confirmados no Paraná são do sorotipo 2, considerado mais resistente. (Áudio 3)
As cidades com maior número de casos confirmados são Inajá, Nova Cantu, Paranavaí e Quinta do Sol.
Fonte: AEN