106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Paraná fechou o ano passado como um dos quatro Estados que mais geraram empregos no País. O saldo foi de 51.441 vagas abertas, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged.
Esse é o melhor índice dos últimos seis anos e representa um crescimento de 24% em relação a 2018. O Paraná também fechou o ano com o quarto maior estoque de carteiras assinadas do País, com mais de 2 milhões e 650 mil trabalhadores. Segundo o governador Ratinho Junior, os números consolidam o Paraná como um dos Estados que mais ajudaram a puxar a recuperação da economia brasileira.
O governador também destacou que 2020 deve ser um ano ainda melhor para a economia, em função da consolidação de programas de estímulos do Governo do Estado em diversas áreas e da abertura de novos empregos com os 23 bilhões de reais de investimentos atraídos no ano passado. O secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, Ney Leprevost, destacou que a forma de gestão do Estado vem sendo essencial para gerar bons números.
Os setores que mais contrataram no Paraná no ano passado foram o de serviços, comércio, construção civil e indústria. Em 2019, o Paraná também registrou crescimento da atividade econômica, na ordem de 2,45%, e o Produto Interno Bruto cresceu 1% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2018, alavancado pela recuperação do setor agrícola. Suelen Glinski, economista do Departamento do Trabalho da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, destaca que o saldo de empregos do Paraná confirma uma trajetória de recuperação da economia.
O Paraná é o Estado do Sul com maior número de trabalhadores com carteiras assinadas até o final do ano passado. De acordo com o Caged, são 115 mil empregos a mais que o Rio Grande do Sul e quase 600 mil a mais que Santa Catarina. O País tem 39 milhões de trabalhadores com carteira assinada.
Fonte: AEN