Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dia 1º de fevereiro de 2020 Missal completa 37 anos de Emancipação

  • 27/01/2020
  • Foto(s): Assessoria
Dia 1º de fevereiro de 2020 Missal completa 37 anos de Emancipação

Missal está prestes a completar 37 anos de Emancipação Política-administrativa. A data de comemoração é 01 de fevereiro. Essa é uma data muito importante, pois, marca a posse do primeiro prefeito, Luciano Kreutz, e da primeira Câmara de Vereadores do município de Missal, uma conquista para a população, tornando o Distrito pertencente a Medianeira, independente a partir desta data.

A formação de Missal deu-se a partir do desmembramento do município de Medianeira e a data oficial de criação do município foi em 30 de dezembro de 1981, por meio da Lei Estadual n° 7.566. No dia 1º de fevereiro de 1983 foram empossados o primeiro Prefeito e os membros da Câmara de Vereadores.

O atual prefeito de Missal, Eduardo Staudt, faz questão de enaltecer todos os gestores que estiveram à frente dos trabalhos do Poder Executivo desde que Missal se emancipou.  “Quero agradecer a todos os ex-prefeitos, vice-prefeitos, ex-vereadores, funcionários que já se aposentaram, aos atuais funcionários, enfim, à toda população que contribui, pois, com certeza, cada um contribuindo com a sua parte, Missal se torna uma cidade cada vez melhor de se viver”, finaliza.

Eduardo, em sua mensagem, ainda conclama que a população continue confiando e acreditando em Missal, município que vem se desenvolvendo muito, e tem o esforço e o trabalho de muitas pessoas. “Ainda é um jovem município, mas muito promissor, de gente trabalhadora e um bom lugar de se viver. Parabéns a população que contribui para que Missal seja uma Terra de gente acolhedora. Parabéns Missal”, exclama!

História

A formação de Missal deu-se a partir do desmembramento do município de Medianeira. A data oficial de criação do município foi em 30 de dezembro de 1981, por meio da Lei Estadual n° 7.566.

Em 15 de novembro de 1982 o povo de Missal foi às urnas e escolheu o primeiro prefeito: Luciano Kreutz, seu vice Afonso Paetzold e também vereadores: Rudi Scherer Paetzold, João de Pieri, Irani Teresinha Giehl, Flávio Alvício Griebler, Aloísio Arlindo Fritzen, Silvestre Michels, Casemiro Schimanski, Orlando Bremm e Ermindo Junges. 

No dia 1º de fevereiro de 1983 foram empossados o primeiro Prefeito e os membros da Câmara de Vereadores, no Clube 19 de Março, as 14h. O juiz Eleitoral da Comarca de Medianeira, Dr. Antônio Renato Strapassom, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, juntamente com o secretário Laci Deonísio Giehl, empossou os vereadores acima mencionados.

Em 02 de fevereiro de1983 foi realizada a primeira reunião da Câmara de Vereadores de Missal.

Missal Hoje

O município de Missal possui inúmeras belezas naturais, uma população ordeira, gente trabalhadora, que não mede esforços para alcançar seus objetivos e desenvolver esse jovem, mas próspero município. Terra de gente que coopera. A Agricultura é o que movimenta a economia, a partir da produção de grãos, como soja e milho, da agricultura familiar, das agroindústrias, produção de gado de leite e de corte, aviários, chiqueirões, entre outros.

Além disso, possui um comércio forte, em desenvolvimento, que busca sempre o aperfeiçoamento para melhor atender a quem necessita. Possui festas típicas, que mantém vivas as tradições dos colonizadores e resgatam a cultura típica germânica, através da Gastronomia, cultura e da dança. O Lago de Itaipu, que forma a Prainha de Missal, atrai diversos pescadores todos os anos para eventos de pesca esportiva e para o dia a dia.

Missal ainda tem muito a crescer, muito a melhorar, muito a se fazer e a oferecer. Com uma população comprometida em sempre zelar pelo município onde vive, o resultado positivo será alcançado. Saúde, Educação, Estradas, Pontes, agricultura, meio ambiente, indústria, comércio, turismo, lazer, esporte, segurança, tudo isso e muito mais, faz de Missal um lugar bom de se viver e de dizer, que há orgulho em ser missalense.

Parabéns Missal pelos 37 anos!

Fonte: Assessoria