106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Em situação de Emergência devido ao alto risco de uma epidemia de dengue, o município de São Miguel do Iguaçu recebeu na última semana uma remessa do inseticida ‘Malathion’, do Ministério da Saúde.
Inicialmente as equipe iniciaram a aplicação do veneno utilizando máquina costal e nesta semana deve receber também o apoio de duas caminhonetes fumacê.
Segundo o último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), São Miguel tem índice de infestação de 13,4%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é até 1%.
A Secretaria Municipal de Saúde registrou 75 casos e 139 notificações da doença.
A diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiologia, Priscila Dorigon, destacou as ações que estão sendo adotadas para combater os focos e os mosquitos, afirmando que é necessário o apoio de toda a população para evitar uma epidemia.
O técnico da Vigilância em Saúde, Marcos de Deus, reforçou alguns cuidados que devem ser tomados e lembrou que o fumacê, que deve chegar na quinta-feira, 13, é apenas uma medida paliativa para combater os mosquitos adultos, por isso, a atenção tem que continuar redobrada para não deixar água parada.
Acompanhe as entrevistas no vídeo abaixo:
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.
Fonte: Gerson Kaiser