
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O cultivo sem o uso de agrotóxicos chama a atenção de diversos setores mundiais. Na última semana, uma comitiva da Polônia visitou a região Oeste do Paraná e esteve em Cascavel para conhecer duas propriedades da linha São João, onde são desenvolvidos trabalhos sustentáveis. A base de produção conta com suporte da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná – Biolabore, que tem sede em Santa Helena.
A comitiva estava no Show Rural e era composta pelo vice-presidente da Região de Wielkopolska, Krzysztof Grabowski e ainda por Jaroslaw Maciejewski, vice-presidente do Parlamento Regional da Região de Wielkopolska. O trabalho desenvolvido pela Biolabore é executado em parceria com a Administração Municipal de Cascavel e financiado pela Itaipu Binacional, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Conforme um dos técnicos da cooperativa, Jéferson Cruz dos Anjos, os exemplos que chamaram a atenção foram o manejo agroecológico, plantio sem o uso de agrotóxicos, e a rentabilidade em pequenas propriedades. Edson Duarte da Silva, que também presta serviço por intermédio da Biolabore, lembra que é possível ter uma boa produtividade de forma sustentável.
Exemplos de piscicultura, forma de produção e outros detalhes foram conhecidos em uma das propriedades. Um dos cases foi a construção de tanques para cultivo de peixes em pequenos espaços, segundo Jéferson Cruz dos Anjos. Na outra propriedade houve apresentação da produção em estufas, com destaque para hortas e frutíferas, sem o uso de agrotóxicos.
Fonte: Assessoria