106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A produção da safra verão 2019/2020 da soja está apresentando resultados positivos na região Oeste. Esse resultado deverá ser registrado em todo o Paraná devido às condições climáticas.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, Max Sander Souto, a safra 2019/2020 foi uma escola para os agricultores, o ano foi seco com chuvas na medida correta.
Segundo a estimativa divulgada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o estado deve produzir 23,3 milhões de toneladas de grãos. Os valores variam de R$ 78,00 a R$ 80,00 por saca o que anima o produtor.
Conforme o engenheiro da EMATER, a produção da soja na região gira em torno de 190 sacas por alqueire, porém há registros de 210 sacas. Em 2019 a produção era de 50 a 60 sacas por alqueire.
Um dos fatores que contribuíram para o sucesso da safra foi o controle de doenças. Nesse período a ferrugem asiática não conseguiu se instalar devido ao clima seco, o resultado é menos aplicação de fungicida, outro ponto positivo foi a baixa quantidade de pragas e lagartas, afirma o engenheiro Max.
Em São Miguel do Iguaçu a produtividade está sendo histórica, atingindo recordes. A colheita da safra já atingiu 45% a 50% no município, com a produtividade média de 170 sacas por alqueire, diz o engenheiro agrônomo da Lar Cooperativa, Leandro Zatta.
O engenheiro da Lar Cooperativa ressalta que o investimento em tecnologias de sementes, adubação e manejo de pragas foram fundamentais para atingir as produtividades.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Helena, Osmar Ben, afirma que a produção da soja no município deve girar em torno de 160 à 170 sacas por alqueire, porém, houve o registro em algumas áreas com mais de 200 sacas.
Quem está feliz com a produção é o agricultor, Alcindo Sartori, de São Miguel do Iguaçu, na sua propriedade de aproximadamente 300 hectares a colheita está ótima, com média de 180 sacas.
Alcindo faz questão de lembrar-se da preocupação lá no começo da safra quando o clima não estava colaborando muito, se diverte o produtor ao dizer que ficava olhando para cima.
A previsão para o encerramento da colheita na região Oeste deverá ser no mês de março, devido o atraso do plantio da soja que em 2019 ocorreu em outubro. No Paraná, a soja é responsável por 91% da área e 82% da produção total de grãos de verão. Dos 6 milhões de hectares previstos para a safra, 5,5 milhões são da soja. Na sequência já começa a produção do milho safrinha.
Fonte: Gerson Kaiser/Rodrigo Cardoso/Tatyelle Schunemann