Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

PRF passa a utilizar 'bafômetro' de última geração a partir desta terça-feira, 25

Desde o lançamento da operação Carnaval 2020 da PRF, vários flagrantes de embriaguez foram realizados. 

PRF passa a utilizar

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá realizar, nesta terça-feira (25), ação para combater a combinação da ingestão de bebida alcoólica com a direção de veículo automotor. Para tanto, serão utilizados os novos “bafômetros”.

Desde o lançamento da operação Carnaval 2020 da PRF, vários flagrantes de embriaguez foram realizados. 

Assim, como forma de orientar e conscientizar os condutores das graves consequências de tal hábito, ocorrerão comandos diversos ao longo de todo o trecho de atuação da Delegacia da PRF em Foz do Iguaçu.

Novos etilômetros

Novo equipamento de dotação da PRF, em todo o país, o “bafômetro” de última geração, possibilita dinamizar a fiscalização, uma vez que contém dois modos de verificação. 

Passivo: permite ao policial fazer um teste prévio, como maneira de proceder a triagem dos condutores. 

A saber, não há a necessidade de assoprar pelo bocal. O indivíduo apenas fala alguma palavra, como o próprio nome. E poderá ser aprovado ou reprovado.

Caso seja aprovado será liberado.

Contudo, caso seja reprovado, será submetido ao teste no modo ativo.

Ativo: O condutor deverá assoprar pelo bocal para a devida averiguação. Assim, o aparelho trará o índice verificado, o qual embasará as medidas legais pertinentes.

Penalidades

Infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo.

Crime

Em caso de concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, ou da constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora, o condutor poderá ser preso, com pena de seis meses a três anos, além da multa e da suspensão ou proibição de se obter a permissão ou habilitação para dirigir veículo automotor.

Fonte: PRF