106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Os vereadores de São Miguel do Iguaçu se reúnem na tarde desta quinta-feira, 27, em Sessão Extraordinária, para a votação do relatório final na Comissão Processante que investiga a vereadora Flavia Dartora (Republicanos), que está afastada do cargo pela justiça desde de dezembro de 2019. A reunião acontece as 17h00, na Câmara Municipal.
Instaurada em 25 de novembro do ano passado, a Comissão investiga uma possível quebra de decoro parlamentar. A vereadora foi denunciada pelo MPPR, com mais sete pessoas, a partir das investigações da Operação WO, deflagrada em 13 de novembro de 2019 pela 1ª Promotoria de Justiça de São Miguel do Iguaçu e pela Divisão de Combate à Corrupção da Polícia Civil. A denúncia aponta que a vereadora e seu marido teriam praticado os crimes de peculato, falsidade ideológica, fraude a licitação e lavagem de dinheiro.
No último dia 13 de fevereiro, foi lido um parecer inicial do relator da Comissão Processante, vereador Silvio Marcos Murbak (SD), que pedia o arquivamento do processo. Na oportunidade o pedido foi negado por 6x2 votos e a investigação teve continuidade.
O vice-presidente da Casa de Leis, vereador Professor Ari (PPL), conversou com nossa equipe de reportagem nesta quinta-feira, 27, e explicou quais os passos que serão seguidos na Sessão que vai definir a cassação ou não da vereadora.
De acordo com o edil, as 15h00 uma reunião interna será realizada para assistir o depoimento das testemunhas de defesa. Na sequência, as 17h00, inicia a Sessão Extraordinária, aberta ao público em geral.
A vereadora terá até duas horas para apresentar sua defesa. Depois, cada vereador terá até 15 minutos para apresentar seu posicionamento, para então acontecer a votação. Para a cassação é necessária a maioria absoluta, ou seja, pelo menos 6 dos 9 votos.
Acompanhe no vídeo abaixo:
Fonte: Gerson Kaiser