Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Números de suicídio em Santa Helena acendem alerta. Delegado e psicóloga orientam quanto a prevenção

Existem várias maneiras de se prevenir o pensamento suicida. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo.

  • 28/02/2020
  • Foto(s): Divulgação
Números de suicídio em Santa Helena acendem alerta. Delegado e psicóloga orientam quanto a prevenção

Os dois primeiros meses do ano de 2020 foram marcados com o registro de três casos de suicídio em Santa Helena e acendem o alerta das autoridades. Nos três casos, as vítimas foram homens.

O suicídio é o ato de causar a própria morte de forma intencional. Os fatores de risco incluem perturbações mentais e/ou psicológicas como depressão, perturbação bipolar, esquizofrenia ou abuso de drogas, incluindo alcoolismo. Outros suicídios resultam de atos impulsivos devido ao stress e/ou dificuldades economicas, problemas de relacionamento ou bullying.

As pessoas com antecedentes de tentativas de suicídio estão em maior risco de vir a realizar novas tentativas. Conforme o delegado Geraldo Evangelista, o assunto é delicado, porém se faz necessário falar quando o assunto é prevenção e a imprensa possui papel fundamental neste caso. É importante que familiares fiquem em alerta ao notarem que um membro da família apresente comportamentos que se caracterizem com a prática eventual de suicídio. (Áudio 1)

Conforme a pricóloga Dra. Ionara da Silva Néia, existem dois comportamentos de pessoas que planejam cometer o ato suicída, as que falam e que de alguma forma estão pedindo ajuda, onde a possibilidade de auxílio rápido pela família é melhor e existe a pessoa que busca se afastar, permanece isolada do convivio social, está sempre cabisbaixa e triste, onde os familiares precisam estar atentos para lhe auxiliar. (Áudio 2)

Existem várias maneiras de se prevenir o pensamento suicida. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Por isso, fique atento (a) se a pessoa demonstra comportamento suicida e procure ajudá-la.

Em Santa Helena um dos locais onde se pode buscar auxílio é no o Centro de Apoio Psico-social – CAPs, localizado na Avenida Rio Grande do Sul, próximo a Pastoral da Criança e os números para contato são o 3268-8357, 3268-8355 e 3268-8356.

Existe ainda o CVV – Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. O número para contato é o 188.

Fonte: Rodrigo Cardoso