Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

6 sinais de um fígado inflamado

6 sinais de um fígado inflamado

O fígado inflamado, condição também conhecida como hepatomegalia ou inflamação hepática, é um quadro de saúde que se desenvolve quando o órgão aumenta de tamanho e apresenta uma grande diversidade de sintomas. Esta patologia se tornou muito comum na atualidade. Para saber como detectá-la, recomendamos que você continue a leitura deste artigo.

O fígado, um órgão chave

O fígado é o órgão responsável por cumprir as funções de depuração do organismo. Atua do seguinte modo:

Desintoxica.
Limpar o sangue.
Luta contra diferentes doenças.
Armazena vitaminas e energia.
Secreta a bile, substância necessária para cumprir as atividades digestivas.
Hepatomegalia
A hepatomegalia é definida como o aumento patológico do tamanho do fígado. Não se trata de uma doença como tal, mas de um sinal de um problema subjacente, isto é, uma manifestação de uma doença.

A hepatomegalia não envolve apenas o aumento, ou inchaço, do fígado. Também significa que esse órgão excederá os limites considerados normais para si, o que pode causar muitos desconfortos. Por sua vez, os órgãos ao seu redor deixarão de funcionar como deveriam. Assim, quando o fígado está em más condições, o resto do organismo começa a falhar.

Como saber se meu fígado está inflamado?

Saber se o fígado está inflamado não é uma tarefa fácil. No entanto, há alguns sintomas que podem nos indicar que deveríamos consultar um médico.

Dor

Como saber se meu fígado está inflamado?
Embora no começo a dor possa ser silenciosa, sua intensidade aumenta com o passar dos dias. O característico dessa dor é sua localização: sempre afeta o lado superior direito do nosso abdômen. Ao mesmo tempo, é possível apresentar inchaço no abdômen, aumentando seu tamanho com o tempo.

Febre

A febre é um sinal de alteração na saúde de nosso corpo devido à infecções, vírus, bactérias. No entanto, também pode estar relacionada ao fígado. Se temos febre contínua, quer dizer que algo não está indo bem com o nosso corpo. Em caso de fígado inflamado, é comum ter febre com regularidade.

Icterícia

A icterícia está muito associada à saúde do nosso fígado. Quando este está em mal estado você nota sua pele e seus olhos ficarem com uma tonalidade amarelada.
Este sintoma é causado por um aumento da bilirrubina no sangue. Sempre nos remete a algum tipo de doença hepática.

Náuseas

Lembre-se de que o fígado é responsável por eliminar toxinas e substâncias que nosso corpo não consegue processar. Isso nos leva a outro sintoma característico: as náuseas. Se ele falha, alguns alimentos serão difíceis de ser digeridos, causando náuseas e mal-estar geral. Entre eles estão aqueles que contêm excesso de gordura, sal, farinhas e inclusive aqueles muito temperados.

Fezes

Sempre podemos ver o resultado da saúde do nosso organismo através das fezes e da urina. Embora não seja agradável prestar atenção nisso, é benéfico parar e observar por alguns segundos. Quando este órgão falha, pode fazer com que as fezes fiquem claras, e inclusive brancas. Por sua vez, a urina adquire uma tonalidade muito escura e uma consistência ácida.

Gosto ruim na boca

O gosto ruim na boca também é um sintoma comum da inflamação do fígado. No entanto, existem outras patologias que podem apresentar essa característica. Esse gosto ruim na boca se deve ao acúmulo de toxinas e substâncias que o fígado deveria eliminar. Isso produz maus odores que são redirecionados para a boca, causando gostos ruins.

Quais são as causas do fígado inflamado?

Como o fígado é um órgão conectado a todos os processos do nosso corpo, muitos fatores podem afetá-lo, como:

Sobrepeso
Obesidade
Alcoolismo
Infecções bacterianas
Intoxicação por medicamentos
Infecção pelo vírus da hepatite
Algo a ser considerado
Caso você sinta incômodos e esteja preocupado, consulte um médico para uma avaliação. Você não deve recorrer à automedicação ou a remédios naturais sob nenhuma circunstância, já que podem ser contraproducentes.

 

Fonte: Melhor com saúde