Exatamente no dia em que se comemora o centenário da passagem de Alberto Santos Dumont por Foz do Iguaçu, foi lançada a proposta de criação de um museu que lembre este fato histórico. A ideia é que o Museu Santos Dumont seja instalado no terreno do Grêmio Recreativo e Social de Foz do Iguaçu ??? Gresfi -, que ocupa as instalações do primeiro aeroporto da cidade.
Em solenidade que reuniu a diretoria do Gresfi e representantes da Gestão Integrada do Turismo, neste sábado (23), foi também lançado o livro ???A virada do século ??? Nas asas da história???, do jornalista Chico Alencar, que resgata a visita de Santos Dumont e destaca sua participação decisiva para a desapropriação da área das Cataratas do Iguaçu, então pertencentes a um particular, para a criação de um parque.
História de Foz
Além do Museu Santos Dumont ??? ???ideia que já vem sendo acalentada há muito tempo??? -, a proposta apresentada pelo superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, prevê também a criação de um museu que registre a história do primeiro aeroporto e também resgate aspectos da história do município.
Uma das primeiras tarefas será conseguir que a sede do Gresfi, construída em 1941, seja tombada como patrimônio histórico, primeiro pelo município e depois por outras instâncias. A área total do Gresfi, incluindo a ocupada por uma concessionária, é de cerca de 17 mil metros quadrados, dos quais mais de 3.500m² são construídos.
O projeto será detalhado pelo Fundo Iguaçu, mas Piolla adiantou que o Museu Santos Dumont, em prédio que será construído, deverá ter réplicas das invenções do ???Pai da Aviação???, como o 14 Bis e o Demoiselle, enquanto a atual sede do Gresfi será o museu da cidade, com espaço para exposições. Haverá, ainda, ambientes tematizados, como um bar ou restaurante dentro de uma aeronave antiga, entre outras ideias.
Apoio
???O projeto é um anseio da família militar e da sociedade iguaçuense???, disse o presidente do Gresfi, ??lio Simonetto, lembrando que as diretorias anteriores já sonhavam com a criação de um museu. Em 2001, a proposta de criar um espaço de preservação histórica no Gresfi chegou a ser documentada, com assinatura de autoridades e de representantes do setor turístico, mas não se concretizou.
O presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Altino Voltolini, disse que, quando concretizado, o projeto criará mais um atrativo turístico, capaz de garantir mais tempo de permanência de visitantes. Carlos Silva, presidente do Fundo Iguaçu e do Sindhotéis, afirmou que o novo espaço ???vai contribuir para manter o turista pelo menos por mais um dia??? no destino.
O livro
A propósito do livreto ???A virada do século ??? Nas asas da história???, Chico de Alencar disse que se baseia na entrevista da pioneira Elfrida Engel Rios, testemunha da visita de Santos Dumont. O inventor ficou hospedado no primeiro hotel da cidade, que pertencia ao pai dela, Engel.
???Só tive o trabalho de transcrever a entrevista de Elfrida???, disse Chico, feita em 1979, quando ela, aos 79 anos, ainda atendia os fregueses de sua loja, a Casa Jacy. A entrevista foi publicada pela primeira vez naquele ano no ???Guia de Turismo de Foz do Iguaçu???, a primeira publicação do gênero, na cidade.
Fonte: Imprensa Itaipu