106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo de Guaíra completou 60 anos de história. Fundado em 01 de março de 1960 o Cofracarmo é o colégio mais antigo da cidade. Atualmente a instituição atende 537 alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. E para a diretora, Odila Maria Merchiori, é um momento de festejar de lembrar de da missão entrega na fundação do colégio.
A diretora também comentou sobre as melhorias que são realizadas no colégio para a preservação do prédio. Em 2019 foi reformada toda a calçada ao redor da instituição e nesse ano a recuperação da quadra de esportes e construção da Casa de Reciclados que é um projeto que envolve toda a comunidade guairense. (Ouça o áudio abaixo)
Fundado a 1º de Março de 1960, o Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo tem sua origem no pedido do Pe. Alderígio Baggio, então pároco em Guaíra da única paróquia na época, Nossa Senhora dos Navegantes. A Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, com sede em Santa Maria - RS, após ponderadas considerações, veio a Guaíra verificar o novo campo de apostolado e percebeu ser um lugar propício para implantação de uma escola cristã-católica. Como era também do interesse da prefeitura municipal, a entidade das Irmãs Franciscanas recebeu um terreno para a construção da nova escola, onde construíram uma casa de madeira na Rua Paraguai s/n, destinada ao funcionamento da mesma que por sugestão do Pe. Alderígio recebeu o nome de Educandário Nossa Senhora do Carmo. Posteriormente, o terreno doado pela prefeitura foi devolvido à mesma em troca do asfalto ao redor da escola hoje existente.
Com o trabalho das Irmãs e devido ao aumento de alunos, a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis negociou com a Mitra Diocesana parte do terreno destinado à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes com uma área de 7.566 m². Aos poucos, foi sendo construído o Colégio que hoje abriga um grande número de alunos. Em 1967 a sede da escola foi transferida para o novo local, à praça João XXIII, 168.
Com a mudança da legislação de ensino, a partir de 1987, o Educandário passou à denominação de Escola Nossa Senhora do Carmo, Ensino de Pré-Escola e de 1º Grau, assim reconhecida pela Res. Nº 4976 de 29 de dezembro de 1987.
O que hoje chamamos de Ensino Médio, em 1994, denominado 2º Grau recebeu autorização de funcionamento alterado também o nome de Escola Nossa Senhora do Carmo para Colégio Nossa Senhora do Carmo, Ensino Pré-Escolar e de 1º e 2º Graus.
Atualmente, porém o Colégio que atende Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio por resolução da própria Mantenedora, e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, passou a denominar-se: COLÉGIO FRANCISCANO NOSSA SENHORA DO CARMO. Hoje, passados 60 anos de sua fundação, o Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, com a colaboração de alunos, funcionários e professores especifica sua missão no mundo de hoje, oportunizar uma formação evangélico-franciscana através de uma educação de qualidade, dinâmica, processual e integrada, globalizando produção de conhecimento, valores e consciência de cidadania, visando a construção de uma sociedade justa e solidária, pela humanização da pessoa.
Fonte: Tatyelle Schunemann/Assessoria