Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Colégio Franciscano completa 60 anos de história em Guaíra

Atualmente a instituição atende 537 alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

  • 03/03/2020
  • Foto(s): Barbosa Junior
Colégio Franciscano completa 60 anos de história em Guaíra

O Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo de Guaíra completou 60 anos de história. Fundado em 01 de março de 1960 o Cofracarmo é o colégio mais antigo da cidade. Atualmente a instituição atende 537 alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. E para a diretora, Odila Maria Merchiori, é um momento de festejar de lembrar de da missão entrega na fundação do colégio. 

A diretora também comentou sobre as melhorias que são realizadas no colégio para a preservação do prédio. Em 2019 foi reformada toda a calçada ao redor da instituição e nesse ano a recuperação da quadra de esportes e construção da Casa de Reciclados que é um projeto que envolve toda a comunidade guairense. (Ouça o áudio abaixo)

Conheça a história do Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo - Confracarmo

Fundado a 1º de Março de 1960, o Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo tem sua origem no pedido do Pe. Alderígio Baggio, então pároco em Guaíra da única paróquia na época, Nossa Senhora dos Navegantes. A Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, com sede em Santa Maria - RS, após ponderadas considerações, veio a Guaíra verificar o novo campo de apostolado e percebeu ser um lugar propício para implantação de uma escola cristã-católica. Como era também do interesse da prefeitura municipal, a entidade das Irmãs Franciscanas recebeu um terreno para a construção da nova escola, onde construíram uma casa de madeira na Rua Paraguai s/n, destinada ao funcionamento da mesma que por sugestão do Pe. Alderígio recebeu o nome de Educandário Nossa Senhora do Carmo. Posteriormente, o terreno doado pela prefeitura foi devolvido à mesma em troca do asfalto ao redor da escola hoje existente.

Com o trabalho das Irmãs e devido ao aumento de alunos, a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis negociou com a Mitra Diocesana parte do terreno destinado à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes com uma área de 7.566 m². Aos poucos, foi sendo construído o Colégio que hoje abriga um grande número de alunos. Em 1967 a sede da escola foi transferida para o novo local, à praça João XXIII, 168.

Com a mudança da legislação de ensino, a partir de 1987, o Educandário passou à denominação de Escola Nossa Senhora do Carmo, Ensino de Pré-Escola e de 1º Grau, assim reconhecida pela Res. Nº 4976 de 29 de dezembro de 1987.

O que hoje chamamos de Ensino Médio, em 1994, denominado 2º Grau recebeu autorização de funcionamento alterado também o nome de Escola Nossa Senhora do Carmo para Colégio Nossa Senhora do Carmo, Ensino Pré-Escolar e de 1º e 2º Graus.

Atualmente, porém o Colégio que atende Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio por resolução da própria Mantenedora, e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, passou a denominar-se: COLÉGIO FRANCISCANO NOSSA SENHORA DO CARMO. Hoje, passados 60 anos de sua fundação, o Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, com a colaboração de alunos, funcionários e professores especifica sua missão no mundo de hoje, oportunizar uma formação evangélico-franciscana através de uma educação de qualidade, dinâmica, processual e integrada, globalizando produção de conhecimento, valores e consciência de cidadania, visando a construção de uma sociedade justa e solidária, pela humanização da pessoa.

Fonte: Tatyelle Schunemann/Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(44)98456-5935

Cidades relacionadas