106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Caracterizado por homenagens e memórias, um evento realizado na segunda-feira (02) no auditório do campus Medianeira da UTFPR, foi realizado a homenagem pela passagem dos 30 anos que compõem a história da instituição na cidade. Foi no dia 6 de fevereiro de 1987, a data que marca a criação da unidade do Cefet/Medianeira, instituída pela Portaria 067/87. Os primeiros servidores foram admitidos em 29 de Dezembro de 1989, iniciando as atividades educativas no início de 1990.
Em 17/02 desse mesmo ano, foi realizado o Primeiro Exame de Seleção de Alunos para os Cursos Técnicos em Alimentos e Eletromecânica, em nível médio, que mobilizou 627 candidatos para 120 vagas, comprovando, já neste processo seletivo, a importância da instituição ao cenário da educação em nível local e regional. Já em funcionamento, a inauguração do Cefet Medianeira aconteceu em 30/05/1990, em clima festivo e com a grandeza merecida. Desde então, somam-se múltiplas conquistas e avanços.
Atualmente, a área total do campus alcança 2.221.279,80 m2, em espaços diversificados que abrigam blocos de salas de aula, laboratórios, biblioteca, centro de convivência, ginásio de esportes, auditórios, salas de reuniões e distintos ambientes para sediar trabalhos administrativos e de gestão.
Sonhar grande é competência de gestores ousados e determinados. Com essa visão, pesquisa e dedicação de profissionais envolvidos no projeto, nasce o Parque Científico e Tecnológico da UTFPR, que está em edificação em uma extensa área do município de Medianeira, tornando-se mais um legado de ciência, tecnologia e conhecimento para a comunidade local, regional, nacional, com grande possibilidade de avançar para rumos internacionais.
Dos servidores iniciais que dedicaram sua vida profissional ao desenvolvimento da humilde instituição que trilhava os primeiros passos nos anos 90, hoje, cerca de 300 professores e técnicos-administrativos continuam a escrever os capítulos do livro que narra registros históricos da educação desse país, com detalhes expressados pela sofisticação da tecnologia e da memória afetiva. O ato também serviu para homenagear os servidores que completam 25 e 30 anos de serviço e também posse de novos servidores. O Reitor da UTFPR, professor Luiz Alberto Pilatti deu destaque ao desempenho da Universidade alcançado no ano de 2019. Segundo ele, apenas 3 Federais no Brasil alcançaram nota máxima de acordo com avaliação do Ministério da Educação. Para ele, o trabalho é reflexo de uma dedicação por parte de uma equipe comprometida com a qualidade do ensino. Ouça o áudio abaixo:
Fonte: João Hermes/Assessoria