Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25)

  • 25/04/2016
  • Foto(s): Cesar Brustolin/SMCS
Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25)
Dois milhões de pessoas devem ser imunizadas contra a gripe durante a campanha de vacinação no Paraná, que começa na segunda-feira (25). Idosos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes e mulheres com pós-parto de até 45 dias, além de portadores de doenças crônicas poderão tomar a dose de graça nas unidades de saúde.

A campanha também atinge outros públicos de risco como trabalhadores de saúde, população indígena e detentos do sistema prisional. O índice de imunização corresponde a 80% do público alvo.

A vacina demora pelo menos duas semanas para fazer efeito e  é eficaz contra três tipos do vírus da gripe que mais circulam no país, como o Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Em adultos, a dose é única, já para as crianças são aplicadas duas doses.

Um boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na terça-feira (19), apontou que desde janeiro de 2016, o Paraná já tinha registrado 103 casos de Influenza, dos quais 78 são de gripe A (H1N1).

A Sesa também confirmou três novos óbitos por gripe A no estado totalizando cinco desde o início do ano. As mortes ocorreram em Foz do Iguaçu, Quitandinha, Umuarama, Maringá e São José dos Pinhais.

Os sintomas da gripe H1N1 são parecido com o da gripe comum e podem incluir febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios, fadiga, diarreia e vômito.

Para se proteger, a indicação é a prevenção. Tomar a vacina, lavar sempre as mãos com água e sabão e andar com álcool gel. Também é importante deixar os ambientes ventilados.

Diferenças entre vírus A e vírus B

Existem algumas diferenças entre os vírus da gripe A e B. O vírus A causa epidemias e está em humanos e em outros animais. Ele também sofre muitas mutações, é instável e a cada sete anos as alterações podem gerar grandes epidemias. O vírus A também atinge todas as faixas etárias. Já o vírus B causa surtos localizados, está apenas em humanos e afeta mais crianças.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557