106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Sanitária divulgou uma tabela comparativa que mostra a considerável diminuição dos casos de dengue em Guaíra decorrentes das ações de combate realizadas nas últimas semanas.
O Arrastão de Limpeza contra a Dengue iniciou no dia 21 de janeiro, e desde então, a ação conjunta realizada entre Prefeitura, Exército Brasileiro, Marinha e Sociedade Civil organizada, estavam a campo realizando a tarefa intensa de limpeza, visando combater a proliferação dos mosquitos da Dengue.
Para a realização desta ação, o Município investiu R$ 119.000,00 para a contratação de 20 servidores terceirizados. Na semana passada, o arrastão completou todo o cronograma proposto, passando por 100% da cidade e restando apenas as localidades rurais do município. Segundo a prefeitura, no período foram retirados 204 caminhões de lixos das residências.
Paralelamente ao Arrastão de Limpeza, no dia 8 de fevereiro, o veículo fumacê iniciou os trabalhos em Guaíra com a finalidade de eliminar os mosquitos adultos que são os transmissores da doença. Os veículos já estão completando o quinto e último ciclo em toda cidade e interior.
As ações associadas a divulgação e prevenção realizadas pelo Município, fizeram com que os casos de dengue diminuíssem consideravelmente em Guaíra. O número de mosquitos também diminuiu visivelmente com estas ações.
De acordo com o último boletim divulgado nesta terça-feira (10) pelo Departamento de Vigilância Sanitária, atualmente o município conta com 1996 casos notificados, destes, 228 negativos e 1768 positivos.
O Secretário de Saúde Marcos Rigolon, destaca que as ações desenvolvidas para combater o mosquito transmissor da dengue, diminuíram consideravelmente o número de casos da doença no município. Segundo o secretário, atualmente são registrados de 3 a 5 casos da doença por dia, porém esse número já passou dos 50. Ouça o áudio abaixo
Fonte: Enio Manoel com assessoria