Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

ENTREVISTA: Prazo para regularizar o Cadastro Ambiental Rural está terminando

  • 25/04/2016
  • Foto(s): RPC
ENTREVISTA: Prazo para regularizar o Cadastro Ambiental Rural está terminando
O prazo para o agricultor para fazer o CAR, Cadastro Ambiental Rural, está quase no fim. 

O cadastramento é obrigatório e sem ele, o produtor pode enfrentar muita dor de cabeça.

Ao todo, 30% área do país ainda não entrou para o CAR. 

A melhor situação está na região Norte, depois vem o Sudeste, o Centro-Oeste, o Nordeste e, por fim, o Sul, que está na lanterna do cadastramento devido a algumas indefinições nas terras gaúchas.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Missal, Adelar Correa, existe um debate sobre a possível prorrogação do cadastro. ???Porém, no momento, em que o Brasil atravessa essas turbulências, nós sabemos que tem algo segurando essa prorrogação. Não temos definição ainda???, explicou. 

Adelar ainda chamou a atenção dos proprietários de imóveis rurais para o prazo. ???Quem ainda não fez o cadastro, deve fazer o quanto antes. Leve a matrícula do imóvel, os documentos da propriedade e pessoais até um local que faça o cadastro. Nós do sindicado de Missal estamos fazendo para todos os proprietários, sócios ou não. Não deixe para os últimos dias, pois por enquanto o sistema funciona bem. Nos últimos dias o sistema fica mais lento e trava???, anunciou.

BENEFÍCIOS

O cadastro é obrigatório por lei. ???O agricultor não tem opção de não querer cadastrar???, afirmou o presidente.

Ao realizar o CAR, o proprietário estará com os documentos em dia. 

Confira alguns dos benefícios:

- Poder regularizar as Área de Preservação Permanente (APP) e/ou Reserva Legal (RL), vegetação natural alterada até 22/07/2008 no imóvel rural, sem autuação por infração administrativa ou crime ambiental;

- Suspensão de sanções em função de infrações administrativas por desmatamento irregular de vegetação em áreas de APP, RL e UR, cometidas até 22/07/2008;

- Obtenção de crédito agrícola, em todas as suas modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites e prazos maiores que o praticado no mercado;

- Contratação do seguro agrícola em condições melhores que as praticadas no mercado;

- Dedução das APP, de RL e UR, no cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), gerando créditos tributários;

- Linhas de financiamento para atender iniciativas de preservação voluntária de vegetação nativa, proteção de espécies da flora nativa ameaçadas de extinção, manejo florestal e agroflorestal sustentável realizados na propriedade ou posse rural, ou recuperação de áreas degradadas; e

- Isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos, tais como: fio de arame, postes de madeira tratada, bombas d???água, trado de perfuração do solo, dentre outros utilizados para os processos de recuperação e manutenção das APP, de RL e UR.

PREJUÍZOS

Quem não realizar o cadastro, segundo Correa, poderá enfrentar sérios problemas com a lei. ???Se ele não cadastrar, ele estará sujeito a multa e outras penalidades, inclusive se discute a possibilidade dos que não cadastrarem, ter como prejuízo voltar a legislação anterior, com a questão de 20%, mata ciliar na beira do rio volta a ser 30 metros, ou seja, perde os benefícios da nova legislação???, alertou.

Confira alguns dos prejuízos:

- Impossibilidade de Crédito Agrícola: As instituições financeiras não concederão crédito agrícola, em qualquer de suas modalidades, para proprietários de imóveis rurais que não estejam inscritos no CAR.

- Cumprimento de Penalidades: o proprietário ou possuidor será autuado por infrações cometidas antes de 22 de julho de 2008, relativas à supressão irregular de vegetação em Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito, por não estar inscrito no PRA em função de não estar no CAR.

- Impossibilidade de Emissão no CRA: Não será permitida a emissão de Cota de Reserva Ambiental as propriedades ou posses que não estiveram inseridas no CAR.

CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR)

O Cadastro Ambiental Rural ??? CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente ??? APP, das áreas de Reserva Legal - RL, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

O CAR foi criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente ??? SINIMA, e regulamentado pela Instrução Normativa MMA  nº 2 de 5 de maio de 2014.

O Cadastro é uma base de dados estratégica para a gestão ambiental do país e contribui para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

As inscrições devem ser feitas até 05 de maio de 2016.

A entrevista completa com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Missal você confere na sequência. A repórter Kelly Cristina traz todos os detalhes. (audio)

Fonte: Texto: Daiane Staub | Entrevista: Kelly Cristina

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557