106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Paraguai proibiu aglomerações de pessoas durante 15 dias no país. A medida foi anunciada pelo presidente Mario Abdo Benítez em pronunciamento na noite de ontem, terça-feira, 10. O objetivo é conter a transmissão do coronavírus (COVID-19). Já foram confirmados 5 casos da doença no Paraguai.
Estão suspensas aulas no país e eventos públicos, como reuniões religiosas e políticas, apresentação de Teatro, Cinema, consertos, e eventos esportivos em locais fechados. No entanto, o aeroporto do país não será fechado e as atividades no Congresso Nacional seguirão ocorrendo.
O repórter da Rádio Costa Oeste Guaíra 89,7 FM, foi até o Consulado Paraguaio para obter informações, porém não havia ninguém no local.
Segundo o presidente da comissão organizadora da 22º Expo Regional Canindeyu, Celito Cobalchini, foi realizada uma reunião para definir como ficará a situação do evento. Ainda segundo ele, a decisão do presidente não afeta a data do evento visto que termina dois dias antes, mas a comissão seguirá as determinações do Ministério da Saúde do Paraguai. (Áudio 1)
A assessoria do evento publicou uma nota na página oficial do Facebook informando que no momento a proibição não afeta a realização do evento que acontece entre os dias 27 de março a 05 de abril de 2020.
Empresários e moradores de Salto Del Guairá estão preocupados com a medida, visto que a medida prevê o fechamento do comércio. (Áudio 2)
Um leitor enviou para o Costa Oeste News um áudio onde uma cidadã do Paraguai em pânico. Ela afirma que “já foram confirmados 100 casos de coronavírus no Hospital Central. Não estavam contando para que não haja pânico na população. Agora descobriram que são mais de 100 casos e estão desesperados.” (Áudio 4)
Como medida preventiva o lado paraguaio da Itaipu Binacional suspendeu a visitação. No lado brasileiro de Itaipu o complexo turístico continua funcionando normalmente em todos os atrativos oferecidos pela usina em Foz do Iguaçu, como esclareceu a nota enviada pela superintendência de Comunicação:
“A Itaipu, margem esquerda, esclarece que manterá as visitas aos atrativos turísticos da usina normalmente, seguindo orientação do Ministério da Saúde, que acompanha a situação atentamente, aplicando todos os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde”.
Matéria atualizada às 18h 57.
Fonte: Tatyelle Schunemann/Rádio Cultura Foz