Quem tem pele mais oleosa sabe como aquele brilho acumulado ao longo do dia pode incomodar. Ao mesmo tempo, ficar com o rosto completamente opaco tira a radiância. Como controlar o brilho da pele, então? O site da Women’s Health norte-americana listou um passo a passo de como deixar a pele oleosa livre do brilho indesejado.
- Escolha o sabonete ideal. Peles oleosas normalmente pedem limpeza com produtos que tenham ácido salicílico em sua composição. É um componente químico solúvel em óleo, o que significa que ele ajuda a remover o excesso de sebo da pele, sem que resseque demais.
- Não lave o rosto em excesso. Isso pode fazer com que aconteça o fenômeno chamado de "oleosidade-rebote": com o excesso de remoção do sebo e da manipulação do rosto, as glândulas entendem que devem produzir mais oleosidade, e o tiro acaba saindo pela culatra: a pele fica mais oleosa. O melhor é lavar pela manhã e à noite.
- Adicione tonificante à sua rotina de beleza. Este passo ajuda a fazer com que a pele volte a seu pH normal, ao remover sujeira, oleosidade e algum outro resquício que sobre depois da limpeza com o sabonete próprio. Além disso, o tonificante ajuda a estreitar os poros – isso bloqueia o retorno do sebo excessivo – uma combinação de células mortas e gordura secretada pelas glândulas sebáceas.
- Não deixe de passar filtro solar. Você pode sentir que ele aumenta a oleosidade e o brilho, mas existem diversas fórmulas próprias para peles oleosas: é só procurar por protetores que indiquem que são com textura "matte". Escolha um FPS de no mínimo 30 e use todos os dias. É o que você pode fazer para se proteger contra o câncer de pele e o envelhecimento precoce.
Fonte: Vix Glam