Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Há 32 anos emenda constitucional das “Diretas Já” era derrotada

  • 25/04/2016
  • Foto(s): pstu.org
Há 32 anos emenda constitucional das “Diretas Já” era derrotada
No dia 25 de abril de 1984, os movimentos populares e defensores da democracia viveram um dia triste. A emenda constitucional que restabelecia as eleições diretas para presidente da República no Brasil era derrotada.
 
Em 2 de março de 1983, o deputado federal Dante de Oliveira, do PMDB do Mato Grosso, apresentou a proposta de emenda constitucional das diretas, a PEC número cinco. Para isso, teve que coletar assinaturas de 170 deputados e de 23 senadores.
 
Durante a tramitação da proposta, que ficou conhecida como Emenda Dante de Oliveira, milhares de pessoas de todo o país participaram de atos e passeatas ???Pelas Diretas Já???.
 
Entre as grandes mobilizações, estão os Comícios da Candelária, no Rio de Janeiro, com um milhão de pessoas, e do Vale do Anhangabaú em São Paulo, com um milhão e meio de participantes: as maiores manifestações públicas da história do país até então.
 
??s vésperas da votação na Câmara dos Deputados, o Distrito Federal e alguns municípios goianos foram submetidos às medidas emergenciais, com a proibição de manifestações de rua. O Exército assumiu o controle da segurança pública, patrulhando aeroportos e todas as vias de acesso a Brasília.
 
As emissoras de rádios e TV foram impedidas de transmitir a votação. A emenda das diretas obteve 298 votos a favor, 65 contra e três abstenções. Cento e treze parlamentares não compareceram ao plenário da Câmara dos Deputados para votar.
 
Para ser aprovada, a proposta precisava do apoio de dois terços dos deputados: 320 votos.  A emenda foi rejeitada por não alcançar o quórum  necessário.
 
Os movimentos populares avaliaram que mesmo sem a aprovação da proposta, a mobilização pelas "Diretas Já" foi importante para fortalecer a redemocratização do Brasil.
 

Fonte: Portal EBC

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557