Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Reunião apresenta medidas de prevenção contra o coronavírus em São Miguel do Iguaçu

Entre as medidas estão: proibição de eventos em locais públicos, disponibilização de telefone de emergência e aulas deverão ser suspensas a partir de quarta-feira, 18

  • 17/03/2020
  • Foto(s): Gerson Kaiser
Reunião apresenta medidas de prevenção contra o coronavírus em São Miguel do Iguaçu

Uma reunião pública realizada na manhã desta terça-feira, 17, na Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu apresentou as medidas que o município está adotando como prevenção ao novo coronavírus (COVID-19).

Através de um Decreto que será publicado ainda nesta terça no Diário Oficial Eletrônico, serão regulamentadas diversas situações.

De acordo com as autoridades presentes na reunião, o Decreto ainda não foi publicado porque as ações que haviam sido definidas em encontro realizado na tarde de segunda-feira, 16, terão quer ser modificadas devido ao Decreto do Estado suspendendo aulas, eventos e férias de servidores estratégicos.

Entre as principais medidas que farão parte do Decreto são-miguelense estão: proibição de eventos em locais públicos; como bingos, bailes, festas de comunidade e Audiências Públicas; visitas ao Lar dos Idosos e eventos da 3ª Idade, adiamento dos jogos escolares e proibição de transporte de atletas para outros municípios, entre outros.

Também foi criada uma Comissão de Operações Emergenciais (COE) que estará monitorando e comandando todas as ações dentro do município. Além disso, na próxima segunda-feira, 23, será disponibilizado o telefone 3565-6522, para que pessoas com suspeita da doença entrem em contato diretamente com uma equipe médica e não procurem mais as Unidades de Saúde, evitando assim contato com as demais.

As questões da data da suspensão das aulas na rede municipal de ensino e do transporte escolar estão sendo debatidas e devem ser definidas nas próximas horas. A determinação estadual é suspensão a partir do dia 20, mas a medida deve se adotada já nesta quarta-feira, 18.

Os secretários municipais de Administração, Valdecir Simão Lago, e de Saúde, Luiz Antonio Klajn, e a diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiologia, Priscila Dorigon, concederam entrevista coletiva e comentaram essas medidas já definidas.

Valdecir Lago comentou os principais pontos do decreto. Luiz Klajn destacou todo o trabalho que está sendo realizado e explicou as mudanças que estão sendo feitas devido à decisão do Estado. Priscila falou sobre um caso suspeito de coronavírus, mas alertou: cuidado com informações falsas em redes sociais. Qualquer caso será comunicado pelas autoridades competentes.

A situação que realmente está preocupando é quanto às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Nesta terça-feira, 17, São Miguel tem 353 casos confirmados e mais de 500 notificações de dengue, além de 9 suspeitos de Zika Vírus e uma suspeita de chikungunya.

Fonte: Gerson Kaiser