106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Uma reunião pública realizada na manhã desta terça-feira, 17, na Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu apresentou as medidas que o município está adotando como prevenção ao novo coronavírus (COVID-19).
Através de um Decreto que será publicado ainda nesta terça no Diário Oficial Eletrônico, serão regulamentadas diversas situações.
De acordo com as autoridades presentes na reunião, o Decreto ainda não foi publicado porque as ações que haviam sido definidas em encontro realizado na tarde de segunda-feira, 16, terão quer ser modificadas devido ao Decreto do Estado suspendendo aulas, eventos e férias de servidores estratégicos.
Entre as principais medidas que farão parte do Decreto são-miguelense estão: proibição de eventos em locais públicos; como bingos, bailes, festas de comunidade e Audiências Públicas; visitas ao Lar dos Idosos e eventos da 3ª Idade, adiamento dos jogos escolares e proibição de transporte de atletas para outros municípios, entre outros.
Também foi criada uma Comissão de Operações Emergenciais (COE) que estará monitorando e comandando todas as ações dentro do município. Além disso, na próxima segunda-feira, 23, será disponibilizado o telefone 3565-6522, para que pessoas com suspeita da doença entrem em contato diretamente com uma equipe médica e não procurem mais as Unidades de Saúde, evitando assim contato com as demais.
As questões da data da suspensão das aulas na rede municipal de ensino e do transporte escolar estão sendo debatidas e devem ser definidas nas próximas horas. A determinação estadual é suspensão a partir do dia 20, mas a medida deve se adotada já nesta quarta-feira, 18.
Os secretários municipais de Administração, Valdecir Simão Lago, e de Saúde, Luiz Antonio Klajn, e a diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiologia, Priscila Dorigon, concederam entrevista coletiva e comentaram essas medidas já definidas.
Valdecir Lago comentou os principais pontos do decreto. Luiz Klajn destacou todo o trabalho que está sendo realizado e explicou as mudanças que estão sendo feitas devido à decisão do Estado. Priscila falou sobre um caso suspeito de coronavírus, mas alertou: cuidado com informações falsas em redes sociais. Qualquer caso será comunicado pelas autoridades competentes.
A situação que realmente está preocupando é quanto às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Nesta terça-feira, 17, São Miguel tem 353 casos confirmados e mais de 500 notificações de dengue, além de 9 suspeitos de Zika Vírus e uma suspeita de chikungunya.
Fonte: Gerson Kaiser