
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A secretaria municipal de Saúde manifestou-se com relação aos boatos de Coronavírus no Município e reafirmou que não existe até o momento, nenhum cidadão suspeito de estar contagiado pelo vírus.
A informação é do enfermeiro responsável pela Vigilância Epidemiológica, Eduardo Rodrigues Junior que lembra que no ato da identificação da suspeita pelos profissionais de saúde, é acionado um alerta no sistema da 20º Regional que, por sua vez, não possuiu nenhum “chamado” para Santa Helena: “Gostaria de deixar claro que todos os médicos, seja das UBS’s, Pronto Atendimento ou rede particular devem notificar o Estado diante de pacientes com suspeita de Coronavírus e até o momento, isso não aconteceu,” destaca.
Além desta checagem, o setor também contatou alguns hospitais e unidades básicas para se certificar da informação e, novamente, não foi verificada nenhuma suspeita: “Entendemos a preocupação das pessoas e acreditamos que em breve nós teremos sim casos da doença, mas momentaneamente necessitamos apenas tomar os cuidados necessários para prevenir a disseminação do vírus, principalmente entre os idosos” explica.
Saúde em Alerta
A secretaria de Saúde está tomando diversas atitudes que visam preparar as unidades de atendimento diante da possível epidemia de Coronavírus que pode chegar a Santa Helena. O objetivo maior é evitar o contágio em massa da população que pode levar a superlotação de leitos no Município.
Sendo assim, está sendo implementada uma Unidade Móvel para atender as pessoas suspeitas de modo que elas não precisem se locomover até a farmácia básica ou Pronto Atendimento até mesmo para proteção própria e dos servidores públicos. Também está sendo instalado um “call center” para sanar dúvidas e repassar orientações por telefone evitando assim, mais uma vez, o contato físico.
Conforme a secretária de Saúde, Terezinha Madalena Bottega, uma reunião ontem na 20º Regional de Saúdes serviu para orientar os Municípios sobre as medidas protetivas que devem ser instaladas: “O Estado nos informou que devemos agir individualmente e já estamos fazendo isso, estamos montando inclusive um Centro de Atendimento para doenças respiratórias, equipado com médicos, enfermeiros e técnicos para atender apenas pacientes suspeitos do Coronavírus e da Dengue, doença a qual o Município enfrenta uma epidemia,” estima a gestora.
Mais Precauções
A secretaria de Saúde também irá restringir o transporte de pacientes a outros municípios nos casos chamados eletivos, ou seja, quando o paciente não precisa do atendimento urgentemente.
A medida visa evitar o contato de santa-helenenses com pessoas de outras localidades, como Curitiba e Cascavel por exemplo, onde já existem casos confirmados de Coronavírus: “Vamos encaminhar apenas casos os de urgência e emergência para evitarmos trazer o vírus para nossa cidade através desses pacientes, esta é mais uma forma de nos prevenirmos da doença e pedimos a compreensão dos usuários da saúde pública,” finaliza a secretária Terezinha Madalena Bottega.
Fonte: Assessoria