Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Após anos, Santa Helena registra novo caso positivo de Sarampo

Trata-se de uma jovem santa-helenense de 20 anos que contraiu a doença em Curitiba.

  • 19/03/2020
  • Foto(s): Divulgação
Após anos, Santa Helena registra novo caso positivo de Sarampo

Após vários anos, o município de Santa Helena registrou nesta semana um caso positivo de Sarampo. Trata-se de uma jovem santa-helenense de 20 anos que contraiu a doença em Curitiba.

Conforme a responsável pela Vigilância em Saúde, Rosângela Disarz, o primeiro exame coletado ainda em janeiro, deu como indeterminado, o que levantou a hipótese de se tratar da Dengue, uma vez que alguns sintomas se assemelham, porém a paciente foi submetida a um segundo teste, o qual deu positivo para diagnóstico de Sarampo. “Ela retornou de Curitiba com vários sintomas que se confundiam, mas a confirmação foi realmente do Sarampo, mas agora, felizmente, ela já superou as doenças e está curada,” explica a profissional de saúde.

Vale lembrar que o Sarampo estava extinto em nosso Município e este caso só foi registrado em razão da falta da segunda dose da vacina. Portanto, é momento de verificar as carteirinhas e, em caso, da ausência da imunização, procurar imediatamente a unidade saúde mais próxima.

Para conscientizar a população, sobretudo entre 20 e 29 anos, o Município promoveu uma campanha publicitária que alerta para os perigos da doença e pede que o público alvo se atente para a importância de receber a segunda dose da vacina.

O sarampo é uma doença contagiosa que aparece com febre alta, as vezes até acima de 40º C e manchas vermelhas no corpo, causada pelo vírus Morbillivirus e que pode levar à morte.

A paciente diagnosticada com sarampo está dentro do quadro vacinal da campanha, preconizado pelo Ministério da Saúde para jovens com idade entre 20 a 29 anos, porém não seguiu a determinação de receber a segunda dose da vacina

Fonte: Rodrigo Cardoso