
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Santa Helena agiu rápido e já criou um comitê responsável por tomar decisões e efetuar a gestão de todas ações relacionadas à prevenção e possível tratamento do Covid-19 que está se disseminando em nosso Estado.
A reunião de fundação do comitê ocorreu na noite de ontem, na Câmara de Vereadores e reuniu diversas instituições e entidades governamentais e não governamentais que somam forças para criar estratégias de combate ao vírus.
No mesmo momento, já foi aprovada por unanimidade entre os integrantes, a criação de uma central telefônica conhecida como “call center” para atender a população sem a necessidade de deslocamento até as Unidades Básicas de Saúde ou secretaria de Saúde.
Também ficou definida a questão da Unidade Móvel, que irá até as casas de pacientes com suspeita e também oferecerá atendimento diferenciado ao chamado grupo de risco que envolve idosos, pacientes crônicos e com problemas relacionados à imunidade.
Conforme a secretária de Saúde, Terezinha Madalena Bottega, o apelo é para que neste momento as pessoas, principalmente idosos, permaneçam em casa o maior tempo possível e, sobretudo evitem locais públicos e postos de saúde: “Pedimos que os cidadãos se dirijam até o Pronto Atendimento ou Unidades Básicas de Saúde somente em casos extremos, como por exemplo, ao identificar falta de ar ou febre alta, pois precisamos evitar a superlotação em nossas UBS’s para que em caso, de Coronavírus, a doença não se espalhe entre os demais pacientes e funcionários,” explica.
Entidades que compõem o Comitê de Combate ao Coronavírus
- Prefeitura Municipal
- Câmara de Vereadores
- Polícia Militar
- Polícia Civil
- Defesa Civil
- Corpo de Bombeiros
- Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena – Acisa
- Lions Club
- Rotary Club
- Conselho Municipal de Saúde;
- Conselho Municipal de Educação
Fonte: Assessoria