Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (23)

De janeiro até agora, o Paraná registrou 378 casos notificados de Influenza.

Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (23)

Começa na próxima segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra a gripe, em todo o Paraná. A imunização costuma ser feita em abril, no entanto, neste ano foi antecipada por conta da pandemia do coronavírus. A campanha segue até o dia 22 de maio.

O objetivo da antecipação da campanha é evitar o aumento de doenças respiratórias e a sobrecarga do sistema de saúde. No entanto, o governo ressalta que a vacina contra a gripe não diminui o risco de contágio por coronavírus.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, explica que o Paraná segue a orientação do Ministério da Saúde e a vacinação contra a gripe agora é indiscriminada, para pessoas de 20 a 49 anos. (Áudio 1)

De janeiro até agora, o Paraná registrou 378 casos notificados de Influenza. Destes, 27 foram confirmados e cinco pessoas morreram – todos casos de Influenza do tipo H1N1. A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti, afirma que os dados indicam que o vírus da gripe está em circulação no Paraná, e, por isso, as pessoas precisam além de tomar a vacina, adotar as medidas preventivas. (Áudio 2)

A segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário. A meta de cobertura vacinal é de 90% de cada grupo prioritário.

A secretaria de Saúde afirma, também, que a vacinação contra o sarampo foi prorrogada. A imunização contra esta doença acontecerá de maneira simultânea com a vacinação contra a gripe, para aproveitar a ida da população aos postos e unidades de saúde.

A campanha de vacinação contra a gripe tem o dia D, de mobilização nacional, marcado para 9 de maio.

Fonte: AEN