106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Tem início nesta segunda-feira, 23, a campanha de vacinação contra a gripe em todo o estado. Nesta primeira etapa serão vacinados idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde.
A vacinação da gripe era feita costumeiramente no mês de abril, mas conta da pandemia de coronavírus (COVID-19) acabou sendo antecipada, seguindo até o dia 22 de maio.
E pandemia fez também com que a Saúde de São Miguel do Iguaçu mudasse a sua estratégia para imunização dos idosos. Como a orientação no momento é não sair de casa e evitar aglomerações de pessoas, principalmente nessa faixa etária, neste primeiro dia as vacina serão feitas em locais abertos, como por exemplo, praças, na cidade e no interior, conforme explicou a enfermeira da Vigilância em Saúde, Mônica Saviatto Cardoso.
Segundo a enfermeira, São Miguel recebeu vacinas para imunizar apenas 30% do público-alvo, mas as demais devem chegar durante a semana. Ainda de acordo com ela, a orientação é o idoso ir sozinho ou com apenas um acompanhante, vacinar e logo retornar para casa.
A segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário. A meta de cobertura vacinal é de 90% de cada grupo prioritário.
Fonte: Gerson Kaiser