106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Oito pessoas morreram na última semana por complicações ligadas à dengue no Paraná. De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), são 57 mortes desde agosto do ano passado.
A Secretaria Municipal de Saúde de Medianeira confirmou cinco óbitos desde o início do ano epidemiológico. São 1.151 notificações de dengue e 528 casos confirmados até ontem (24).
Em Missal o número de casos confirmados de dengue chegou a 87 até esta terça-feira (24). O que corresponde a um aumento de três casos comparado com o boletim epidemiológico de sexta-feira, dia 20 de março.
Porém, há um aumento considerado dos casos que aguardam o resultado. De sexta-feira até ontem (24) houve um aumento de 12 pessoas que aguardam o resultado dos exames, agora são 134.
Em apenas sete dias, 11 mil novos casos de dengue foram confirmados no Paraná. O avanço foi de 24,4% em apenas uma semana. O número de mortes avançou 16,3%.
Conforme o novo boletim da Sesa, divulgado nesta terça-feira (24), 15 cidades agora estão em estado de epidemia. Assim, chega a 162 o número de municípios nessa situação.
A dengue já se espalhou por 308 dos 399 municípios do Paraná. Todas as regionais de saúde do estado têm casos confirmados da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Com mais de 26 mil notificações nos últimos setes dias, o total acumulado desde agosto do ano passado é de 183 mil casos notificados de dengue no Paraná.
De acordo com a Sesa, a esperança em ver os casos reduzirem está no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Neste final de semana, um mutirão contra a dengue vistoriou mais de 5 mil casas de 24 cidades do Paraná.
“Esta tendência de queda pode ser observada em vários municípios, principalmente nos 20 que fizemos a remoção mecânica de criadouros. A forma mais eficaz de combate é mesmo a eliminação mecânica dos focos”, afirma o secretário Beto Preto.
O mutirão realizado em Missal neste final de semana recolheu cerca de 3 toneladas de materiais. Segundo informações da Acamis (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Missal), o saldo foi a recolha de 08 caminhões caçamba, 01 caminhão baú e 08 caçambas de uma pick-up cheias de materiais. Desses, cerca de 90% são de materiais recicláveis, que ficam no próprio barracão e o restante é levado para aterro sanitário ou ainda para a destinação correta.
Todos os municípios do estado passam por um estudo de impacto para avaliar como a doença afeta cada região.
Fonte: C.O NEWS com inf. assessorias e Paraná Portal