
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar que a primeira parcial do resultado dos exames dos casos suspeitos de Santa Helena deram resultado negativo, segundo o Laboratório Central do Estado (Lacen), órgão do Governo do Paraná. Portanto, os 2 casos estão descartados.
“A população pode ficar tranquila, estamos vigilantes e atentos, fazendo um acompanhamento intenso da situação em Santa Helena. Não temos mais casos suspeitos, mas contamos com estrutura e profissionais qualificados para os atendimentos, caso sejam necessários” destaca a secretária municipal de Saúde, Terezinha Madalena Bottega.
Nas últimas semanas, a prefeitura de Santa Helena tem adotado diversas ações preventivas para impedir ou minimizar a entrada do coronavírus no município. Entre as principais, estão a implementação de barreiras sanitárias nas estradas, contração de leitos em hospital diferenciado, um Call Center para dúvidas e orientações à população, além de um novo Centro de Atendimento a Síndromes Respiratórias, que está funcionando no prédio da nova UPA, na ngelo Cattani.
A secretária reforça que dentre todas as medidas, o isolamento social ainda é essencial para conter a pandemia. “De nada adianta termos uma estrutura preparada se a população não respeitar as restrições de circulação e convívio social. Temos que evitar ao máximo o contágio, para em caso de necessidade, não sobrecarregar o sistema de saúde e todos terem atendimento”.
Números - Desde a última segunda-feira (23), 96 pacientes foram até o Centro de Atendimento a Síndromes Respiratórias, sendo que seis precisaram de internação. “Um deles já teve alta e os outros cinco estão bem, fora de perigo e sendo acompanhados pela equipe médica” explica a secretária. Pelo Call Center, 69 pessoas estão em isolamento domiciliar, com sintomas leves e nas próximas semanas devem ser liberados gradativamente.
Além disso, mais de 200 pessoas já foram abordadas nas barreiras sanitárias. “Essa é uma ação efetiva e que nos dá muita segurança, pois qualquer caso considerado suspeito é acompanhado até o Centro para avaliação. Com esse trabalho, reduzimos as chances de entrada do vírus em nosso município” reforça o secretário de administração, Juliano Biesdorf.
“Também estamos realizando a limpeza e desinfecção de pontos importantes da cidade e distritos. Tudo isso para garantir a segurança dos profissionais e população” destaca Biesdorf. O processo de limpeza está sendo feito nas Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento, Centro de Atendimento a Síndromes Respiratórias, Rua da Cidadania e vias em frente a mercados, lanchonetes, farmácias e laboratórios.
Fonte: Assessoria