Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Em primeira análise, casos suspeitos são descartados em Santa Helena

  • 27/03/2020
  • Foto(s): Reprodução
Em primeira análise, casos suspeitos são descartados em Santa Helena

A Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar que a primeira parcial do resultado dos exames dos casos suspeitos de Santa Helena deram resultado negativo, segundo o Laboratório Central do Estado (Lacen), órgão do Governo do Paraná. Portanto, os 2 casos estão descartados.

“A população pode ficar tranquila, estamos vigilantes e atentos, fazendo um acompanhamento intenso da situação em Santa Helena. Não temos mais casos suspeitos, mas contamos com estrutura e profissionais qualificados para os atendimentos, caso sejam necessários” destaca a secretária municipal de Saúde, Terezinha Madalena Bottega.

Nas últimas semanas, a prefeitura de Santa Helena tem adotado diversas ações preventivas para impedir ou minimizar a entrada do coronavírus no município. Entre as principais, estão a implementação de barreiras sanitárias nas estradas, contração de leitos em hospital diferenciado, um Call Center para dúvidas e orientações à população, além de um novo Centro de Atendimento a Síndromes Respiratórias, que está funcionando no prédio da nova UPA, na ngelo Cattani.

A secretária reforça que dentre todas as medidas, o isolamento social ainda é essencial para conter a pandemia. “De nada adianta termos uma estrutura preparada se a população não respeitar as restrições de circulação e convívio social. Temos que evitar ao máximo o contágio, para em caso de necessidade, não sobrecarregar o sistema de saúde e todos terem atendimento”.

Números - Desde a última segunda-feira (23), 96 pacientes foram até o Centro de Atendimento a Síndromes Respiratórias, sendo que seis precisaram de internação. “Um deles já teve alta e os outros cinco estão bem, fora de perigo e sendo acompanhados pela equipe médica” explica a secretária. Pelo Call Center, 69 pessoas estão em isolamento domiciliar, com sintomas leves e nas próximas semanas devem ser liberados gradativamente.

Além disso, mais de 200 pessoas já foram abordadas nas barreiras sanitárias. “Essa é uma ação efetiva e que nos dá muita segurança, pois qualquer caso considerado suspeito é acompanhado até o Centro para avaliação. Com esse trabalho, reduzimos as chances de entrada do vírus em nosso município” reforça o secretário de administração, Juliano Biesdorf.

“Também estamos realizando a limpeza e desinfecção de pontos importantes da cidade e distritos. Tudo isso para garantir a segurança dos profissionais e população” destaca Biesdorf. O processo de limpeza está sendo feito nas Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento, Centro de Atendimento a Síndromes Respiratórias, Rua da Cidadania e vias em frente a mercados, lanchonetes, farmácias e laboratórios.

Fonte: Assessoria