106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A decisão dos prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná-AMOP para a reabertura do comércio não interfere na suspensão das aulas. Ou seja, as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil-CEMEIs continuarão fechados, seguindo o calendário do Estado.
A AMOP recomenda manter a suspensão das aulas para evitar a exposição dos grupos de risco ao novo coronavírus (Covid-19), como crianças, idosos, portadores de comorbidades, hipertensos, diabéticos, cardiopatas entre outros.
A reunião com os gestores dos municípios foi realizada nesta sexta-feira (27) por videoconferência e reuniu 43 dos 54 integrantes.
O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudio Dutra, comentou sobre a vontade de reabrir o comércio, mas seguindo todas as medidas preventivas e considerando as recomendações do Ministério Público. (Ouça o áudio 1 abaixo)
Segundo Dutra as decisões devem ser concretas e pensando em toda a população. Ele reforçou que o município não possui nenhum caso confirmado da doença e que a população acatou as recomendações de ficar em casa.
O prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin (Teixeirinha), assumirá interinamente a presidência da AMOP em abril. Teixeirinha destacou alguns problemas da região como a epidemia de dengue e a escassez da água enfrentada por diversos moradores. (Ouça o áudio 2 abaixo)
Em relação à reunião com os demais gestores, Rineu citou a preocupação em relação à economia dos municípios e saúde das pessoas.
Sobre a reabertura do comércio Teixeirinha comentou que cada município fará um novo decreto na segunda-feira (30) autorizando a reabertura, porém com a responsabilidade de todos os comerciantes de fazer o contingenciamento de pessoas e com as medidas de prevenção.
Em Terra Roxa, o prefeito Altair de Pádua, também irá seguir o protocolo da AMOP. No município já tinha sido realizada uma reunião com a associação comercial para o retorno das atividades no dia 04 de abril, porém com a reunião com demais prefeitos a data foi alterada para dia 1º. (Ouça o áudio 3 abaixo)
Na página oficial do município de Itaipulândia, a prefeita Cleide Prates juntamente com a presidente da Associação Comercial (ACIAI), Juliana Spies, se pronunciaram sobre a reabertura do comércio.
Cleide afirmou que na segunda-feira (30) um novo decreto será publicado autorizando a reabertura do comércio de forma gradual. A prefeita ressaltou que a barreira sanitária no trevo da PR-497 será mantida.
Também em pronunciamento na página oficial do município o prefeito de Serranópolis do Iguaçu, Ivo Roberti e o Presidente da Associação Comercial (ACIASI), Gilvan Malacarne, falaram sobre a possível reabertura do comércio.
Fonte: C.O News