106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A área plantada de milho segunda safra no Paraná já está em quase 100%, do total de 2,18 milhões de hectares. Mas o plantio tardio em algumas regiões, inclusive no Oeste do Paraná, preocupa os produtores, que temem perda na produtividade.
Segundo o engenheiro agrônomo da Copagril, Bruno Vanin, em Guaíra e região o atraso é significativo, em torno de 20 dias, e a estiagem no final do ciclo pode prejudicar a colheita, com quebra de 18% na produção do cereal. (Áudio 1)
Bruno Vanin espera que a chuva, em torno de 51 mm, prevista para a próxima semana, possa amenizar os danos na lavoura e consequentemente o prejuízo para os agricultores. (Áudio 2)
A boa notícia de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), é que até o momento, 90% das lavouras apresentam bom estado. Portanto o cenário de plantio tardio, trazendo possibilidade de perda na produtividade, é pontual.
Em comparativo com a safra anterior, em 2020 a área plantada diminuiu, passando de 2,23 milhões para 2,18 milhões de hectares. A projeção de produção do milho safrinha neste ano é de 12 milhões de toneladas. Em fevereiro a expectativa era de 12,40 milhões de toneladas. Em 2019 o volume colhido foi de 13,30 milhões de toneladas do grão.
Fonte: Enio Manoel com inf. Deral