Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Compra de insumos para o fumacê é de responsabilidade do Governo Federal; entenda como funciona

A compra do inseticida é feita exclusivamente pelo Governo Federal, que distribui aos Estados, por meios das Secretarias Estaduais de Saúde.

  • 03/04/2020
  • Foto(s): Assessoria
Compra de insumos para o fumacê é de responsabilidade do Governo Federal; entenda como funciona

Com a epidemia de dengue no Estado do Paraná e no município de Santa Helena, a Secretaria Municipal de Saúde vem recebendo muitos questionamentos referentes a aplicação do fumacê na cidade e distritos. Por esta razão, vem a público esclarecer como funciona a compra e distribuição do produto.

A compra do inseticida é feita exclusivamente pelo Governo Federal, que distribui aos Estados, por meios das Secretarias Estaduais de Saúde, que são responsáveis pela distribuição aos municípios. A prefeitura de Santa Helena já solicitou a Sesa-PR a liberação do fumacê, mas ainda não teve retorno positivo. “Neste momento, o governo estadual está aplicando em municípios com situações mais graves, que possuem mortes e um número maior de casos e focos” explica a secretária municipal de Saúde, Terezinha Madalena Bottega.

Segundo a Sesa, Marechal Cândido Rondon (3 mortes), Foz do Iguaçu (3 mortes) e Guaíra ( 1 morte), estão entre as prioridades neste momento.

Como não há previsão da aplicação do fumacê no município, a prefeitura tem reforçado as ações de limpeza e conscientização na cidade e distritos. “ Estamos fazendo um grande arrastão, que nesta semana conta inclusive com a participação do Exército Brasileiro. Pedimos que a população participe ativamente do combate à dengue e também mobilize seus vizinhos, apenas trabalhando juntos vamos reduzir os focos do mosquito e os casos da doença” destaca a secretária.

Veja aqui algumas medidas que podem ser tomadas

O Aedes aegypti (mosquito da dengue) deposita seus ovos em qualquer recipiente que possa acumular água, por isso é muito importante que as pessoas mantenham suas residências livres de possíveis focos do mosquito, como pneus, copos plásticos, garrafas e outros depósitos em seus quintais.

Entre alguns cuidados preventivos estão: remover a sujeira das calhas e ralos, manter os pratinhos de vasos de plantas sempre limpos e com areia, evitar o acúmulo de lixo e entulhos, deixar sacolas e recipientes com lixo fechados, manter as caixas d’água sempre vedadas, verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras, mantendo-as limpas e sem água, e manter vasos sanitários sem uso fechados.

Fonte: Assessoria