
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com a epidemia de dengue no Estado do Paraná e no município de Santa Helena, a Secretaria Municipal de Saúde vem recebendo muitos questionamentos referentes a aplicação do fumacê na cidade e distritos. Por esta razão, vem a público esclarecer como funciona a compra e distribuição do produto.
A compra do inseticida é feita exclusivamente pelo Governo Federal, que distribui aos Estados, por meios das Secretarias Estaduais de Saúde, que são responsáveis pela distribuição aos municípios. A prefeitura de Santa Helena já solicitou a Sesa-PR a liberação do fumacê, mas ainda não teve retorno positivo. “Neste momento, o governo estadual está aplicando em municípios com situações mais graves, que possuem mortes e um número maior de casos e focos” explica a secretária municipal de Saúde, Terezinha Madalena Bottega.
Segundo a Sesa, Marechal Cândido Rondon (3 mortes), Foz do Iguaçu (3 mortes) e Guaíra ( 1 morte), estão entre as prioridades neste momento.
Como não há previsão da aplicação do fumacê no município, a prefeitura tem reforçado as ações de limpeza e conscientização na cidade e distritos. “ Estamos fazendo um grande arrastão, que nesta semana conta inclusive com a participação do Exército Brasileiro. Pedimos que a população participe ativamente do combate à dengue e também mobilize seus vizinhos, apenas trabalhando juntos vamos reduzir os focos do mosquito e os casos da doença” destaca a secretária.
Veja aqui algumas medidas que podem ser tomadas
O Aedes aegypti (mosquito da dengue) deposita seus ovos em qualquer recipiente que possa acumular água, por isso é muito importante que as pessoas mantenham suas residências livres de possíveis focos do mosquito, como pneus, copos plásticos, garrafas e outros depósitos em seus quintais.
Entre alguns cuidados preventivos estão: remover a sujeira das calhas e ralos, manter os pratinhos de vasos de plantas sempre limpos e com areia, evitar o acúmulo de lixo e entulhos, deixar sacolas e recipientes com lixo fechados, manter as caixas d’água sempre vedadas, verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras, mantendo-as limpas e sem água, e manter vasos sanitários sem uso fechados.
Fonte: Assessoria