Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Hospital Beneficente Moacir Micheletto se manifesta sobre óbito de santa-helenense

Confira a nota enviada pelo hospital na íntegra.

  • 08/04/2020
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Hospital Beneficente Moacir Micheletto se manifesta sobre óbito de santa-helenense

A Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto, se manifestou sobre o atendimento à Paciente de 47 do Município de Santa Helena, encaminhada através da Central de Leitos para esta unidade hospitalar oriunda da Policlínica Santa Helena.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto, vem através desta manifestar-se sobre o atendimento à Paciente de 47 do Município de Santa Helena, encaminhada através da Central de Leitos para esta unidade hospitalar oriunda da Policlínica Santa Helena, e esclarece:

A Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto, através da Secretaria Estadual de Saúde, habilitou 10 leitos de UTI e 18 leitos clínicos para atendimento de pacientes em tratamento de COVID19 no dia 26 de março de 2020.

No dia 03 de abril de 2020 após a Solicitação de Transferência  do Hospital Policlínica Santa Helena a paciente foi aceita pelo médico plantonista da UTI do Hospital Beneficente Moacir Micheletto com diagnóstico principal de pneumonia não especificada conforme descrito na Ficha de Admissão da Internação e suposta suspeita de COVID19 como diagnóstico secundário ou seja diferencial.

A notificação de Covid19 é considerada de notificação compulsória IMEDIATA

“ art3 A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente, em conformidade com o art 8 da lei n° 6259 , de 30 de outubro de 1975” Portaria n° 204, de 17 de fevereiro de 2016.

“ art 4. A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelos serviço assistencial que prestar O PRIMEIRO ATENDIMENTO ao paciente em até 24H desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.”. Portaria n° 204, de 17 de fevereiro de 2016.

 “art 6 A notificação compulsória, INDEPENDENTE da forma como realizada, também será registrada em sistema de informação em saúde e seguirá o FLUXO de compartilhamento entre as esferas de gestão do SUS estabelecido pela SVS/MS”. Portaria n° 204, de 17 de fevereiro de 2016.

Logo, a Secretaria de Saúde de Santa Helena ao suspeitar de Covid19 deveria ter realizado a notificação IMEDIATA a Vigilancia Epidemiologica para que fosse coletado a amostra respiratória para pesquisa de SARS-CoV2 por RT-PCR em tempo real e outros vírus respiratórios conforme o fluxo exigido da Secretaria de Estado da Saúde e Diretoria  de Vigilancia Epidemiologica. 

Ao definir como caso suspeito de Covid19 cabe a Secretaria de Saúde de Santa Helena a cumprir a nota técnica do Comite do Gerenciamento de Enfrentamento da Crise da Pandemia causada pelo Covid 10 determinando a quarentena a TODAS as pessoas que tiveram contato com a paciente até o resultado do exame. Logo todos os familiares que conviviam com a paciente sabiam que o diagnóstico diferencial era de Covid19.  Como pode ser liberado velório se todos os familiares devem estar em quarentena até a saída do exame? Como desconheciam o manejo do corpo de um óbito de caso suspeito?

No dia 04 às 12:19 horas a ambulância do SAMU estacionou em frente ao pronto socorro da Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto com a paciente em uso de máscara com reservatório com oxigênio 8l/min. Na Ficha de Transferencia aonde nos dados clínicos, preenchido pelo médico da origem, consta : paciente com DISPNEIA HÁ 30DIAS, suspeita de Pneumocystis carinii ou Covid19.

Ressalvo que não havia cópia da notificação compulsória e não nem da coleta do exame obrigatório em casos suspeito de Sindrome Respiratória Grave e Covid19. Documentos básicos exigidos para o fluxo de atendimento de paciente com sintomas respiratório em vigência de Pandemia de Covid19.

Mesmo assim a paciente foi devidamente admitida conforme protocolo de precauções padrão, contato e respiratório de paciente com suspeita de Covid19 mesmo sabendo que a suspeita de Covid19 era um diagnóstico secundário e com o tempo de doença inconsistente (30dias), sendo o diagnóstico mais provável infecção pulmonar oportunista devido a paciente ser portadora do human imnunodeficiency vírus sem tratamento.

“ O período de incubação da infecção por SAR-CoV2 é estimado em 5 a 6 dias com intervalo que pode variar de 0 a 14dias “  Protocolo de Manejo da covid19 na Atenção Especializada. Brasília 2020.

Observa-se que as 16: 44 a instituição teve o cuidado de Notificar e Coletar o exame de PCR para Covid 19, mesmo sendo obrigação da instituição de origem.     

As 13:04 o médico da UTI  já havia coletado a história clinica da paciente a qual negava viagem recente e contato com caso suspeito de Covid19, ao ser avaliada apresentava alterações pulmonares e foi iniciado tratamento com Antibiótico e cobertura com protocolo para infecções virais.

No dia 05 de abril de 2020 a paciente evoluiu com piora clinica – insuficiência respiratória aguda -,sendo realizado intubação orotraqueal com sucesso, sem resposta clinica após procedimento apresentando duas paradacardiorespiratória. Sendo declarado óbito as 17:20. Preenchido a causa imediata do óbito e notificados todos os envolvidos nos cuidados com o corpo.

A retirada do corpo foi realizada de forma adequada com toda a paramentação e cuidado necessário.  

Resta informar, que na tarde de hoje esta unidade hospitalar recebeu o resultado do exame coletado pela Vigilância Sanitária do Município de Assis Chateaubriand-PR, informando o resultado negativo para COVID19.

Reafirmamos que, o Hospital Beneficente Moacir Micheletto preza pelo bom atendimento, transparência e respeito a todos os pacientes e a comunidade e continuará prestando todos os esclarecimentos à sociedade.

Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto.

Fonte: Assessoria