Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Encontro entre Dengue e Covid-19 no Oeste do Paraná preocupa Ministério da Saúde

Região foi citada durante entrevista coletiva do Ministério da Saúde.

  • 11/04/2020
  • Foto(s): Ministério da Saúde
  • Região
Encontro entre Dengue e Covid-19 no Oeste do Paraná preocupa Ministério da Saúde

O Oeste do Paraná foi citado neste sábado, 11, durante a entrevista coletiva do Ministério da Saúde, transmitida em live no Facebook. O Ministério da Saúde vê com preocupação o encontro entre as doenças vetoriais com vírus respiratórios. O Paraná, especialmente a região oeste, enfrenta epidemia de dengue, e registra a circulação de outros vírus vetoriais como Zika e Chikungunya. O Ministério alertou que, com o período de frio, deve aumentar os vírus respiratórios como de H1N1, Influenza e a Covid-19.

A citação da região foi feita pelo Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira. “O oeste do Paraná está tendo um desafio muito grande, o Secretário Carlos Alberto (Beto Preto), está fazendo ações, nós (Ministério da Saúde), estamos apoiando, mas é muito complexo”.

Ele ressalta que a maior preocupação é o mês de abril. No sul, “entramos agora no período do inverno mais intenso, onde o pico do inverno é mais pra frente, então a nossa preocupação agora é o mês de abril, porque ainda vamos ter um impacto importante em relação a dengue” destacou. (Ouça o áudio abaixo)

Oliveira aconselhou para que a população aproveite o período que está ficando em casa para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. “Por isso é tão importante, já que as pessoas estão em isolamento domiciliar, e sendo o domicílio um importante foco de transmissão, que as pessoas, neste isolamento, façam a limpeza dos focos de dengue, limpar a calha do telhado, o vaso de planta, o pneu parado” ponderou.

Fonte: Rádio Cultura Foz