Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vereadores sugerem municipalização dos serviços de abastecimento de água em Medianeira

Outro Requerimento questiona procedimentos de leitura pela média de consumo nas faturas recentes da Sanepar.

  • 20/04/2020
  • Foto(s): Alessandro Kunhaski
Vereadores sugerem municipalização dos serviços de abastecimento de água em Medianeira

Os vereadores, Antonio França e Sidney França, sugeriram a municipalização dos serviços de abastecimento de água em Medianeira. Na volta da sessão Câmara Municipal, nesta segunda-feira (20), depois da parada por conta da pandemia do coronavírus (covid-19), os serviços prestados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entraram em pauta.

Com aprovação unanime, o Requerimento nº 028/2020 foi enviado para administração com o seguinte texto: Os vereadores Sidney França e Antonio França, requerem o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, Senhor Ricardo Endrigo, solicitando que nos seja informado se a Administração Municipal já realizou ou pretende realizar estudos com o intuito de analisar a possibilidade de municipalização dos serviços de abastecimento de água, e coleta e tratamento de esgotos, bem como, a possibilidade de rescisão do contrato com a SANEPAR.

A iniciativa visa normalizar o abastecimento de água no município.  A Companhia de Saneamento iniciou o rodízio no abastecimento no dia 20 de fevereiro. De acordo com a mesma essa ação foi necessária devido à estiagem prolongada que diminuiu drasticamente a vazão dos poços.

Mas, segundo o Requerimento nº 028/2020 a cada estiagem Medianeira enfrenta o mesmo problema. De acordo com texto do documento, a Sanepar presta serviço há décadas, e com o crescimento populacional do município naturalmente aumentou à demanda de consumo e desta forma a companhia já deveria ter feito investimentos para evitar a escassez. É com esses argumentos que o vereador Antonio França espera uma resposta.

Outro Requerimento nº 029/2020, mais uma vez com votação unanime, também de autoria dos vereadores Sidney França e Antonio França, questiona procedimentos de leitura pela média de consumo nas faturas recentes da Sanepar. Muitos munícipes tem reclamado que estão pagando mais do que realmente consomem. O próprio vereador Sidney França afirmou ter sido lesado.

Esta não será uma luta fácil. O vereador Sebastião Antonio está pessimista quanto uma resposta da Sanepar.

Vale lembrar que a Câmara de Vereadores de Medianeira passou por adequações no espaço físico, para voltar a realizar as sessões, a onde não pode receber o público. As bancadas dos parlamentares também obedeceram ao limite de espaço de até 2 metros, todos usando máscaras. Todas essas mudanças são para atender as normas de combate ao coronavírus (Covid-19).

 

 

 

Fonte: Alessandro Kunhaski