106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Os vereadores, Antonio França e Sidney França, sugeriram a municipalização dos serviços de abastecimento de água em Medianeira. Na volta da sessão Câmara Municipal, nesta segunda-feira (20), depois da parada por conta da pandemia do coronavírus (covid-19), os serviços prestados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entraram em pauta.
Com aprovação unanime, o Requerimento nº 028/2020 foi enviado para administração com o seguinte texto: Os vereadores Sidney França e Antonio França, requerem o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, Senhor Ricardo Endrigo, solicitando que nos seja informado se a Administração Municipal já realizou ou pretende realizar estudos com o intuito de analisar a possibilidade de municipalização dos serviços de abastecimento de água, e coleta e tratamento de esgotos, bem como, a possibilidade de rescisão do contrato com a SANEPAR.
A iniciativa visa normalizar o abastecimento de água no município. A Companhia de Saneamento iniciou o rodízio no abastecimento no dia 20 de fevereiro. De acordo com a mesma essa ação foi necessária devido à estiagem prolongada que diminuiu drasticamente a vazão dos poços.
Mas, segundo o Requerimento nº 028/2020 a cada estiagem Medianeira enfrenta o mesmo problema. De acordo com texto do documento, a Sanepar presta serviço há décadas, e com o crescimento populacional do município naturalmente aumentou à demanda de consumo e desta forma a companhia já deveria ter feito investimentos para evitar a escassez. É com esses argumentos que o vereador Antonio França espera uma resposta.
Outro Requerimento nº 029/2020, mais uma vez com votação unanime, também de autoria dos vereadores Sidney França e Antonio França, questiona procedimentos de leitura pela média de consumo nas faturas recentes da Sanepar. Muitos munícipes tem reclamado que estão pagando mais do que realmente consomem. O próprio vereador Sidney França afirmou ter sido lesado.
Esta não será uma luta fácil. O vereador Sebastião Antonio está pessimista quanto uma resposta da Sanepar.
Vale lembrar que a Câmara de Vereadores de Medianeira passou por adequações no espaço físico, para voltar a realizar as sessões, a onde não pode receber o público. As bancadas dos parlamentares também obedeceram ao limite de espaço de até 2 metros, todos usando máscaras. Todas essas mudanças são para atender as normas de combate ao coronavírus (Covid-19).
Fonte: Alessandro Kunhaski