106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, em Medianeira, passou por mudanças desde que começou a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Segundo a irmã Hilda Rodrigues Silveira, que administra a entidade, o hospital conta com 15 respiradores (foto), seis já instalados e prontos para o uso.
O prédio foi dividido em dois setores. Um exclusivo para tratamento contra o covid-19 e outro para as demais doenças e traumas causados por acidentes, por exemplo.
Ambos os setores estão bem isolados e preparados para receber os pacientes. Foram feitas diversas adaptações para que o hospital ofereça segurança aos pacientes e profissionais da saúde. Ao todo segundo a irmã Ilda foram investidos R$ 100 mil aproximadamente nas adequações.
Todo o processo é muito criterioso e rigoroso, como detalham a irmã, o enfermeiro Ygor Tolotti Silveiro e o médico Júlio Cesar Neme.
A irmã Ilda fez questão de mostrar todo o setor reservado para o tratamento de coranavírus, para equipe da Rede Costa Oeste de Comunicação. Incluindo a ala, onde fica Unidade de Terapia Intensiva (UTI) equipada com os respiradores.
Mas, caso haja necessidade toda a estrutura poderá ser ampliada para atender pacientes com covid-19. Mesmo assim o doutor Júlio não esquece que a entidade estará atendendo também na outra ala as demais patologias.
Outra adequação que chamou atenção foi à câmara de descontaminação de uniformes e roupas dos profissionais da saúde do Hospital. Trata-se de uma sala equipada com lâmpadas de luz ultravioleta (UV) e ozônio. Essa iluminação tem ação germicida, destruindo microrganismos. Trabalho e pesquisa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Fonte: Alessandro Kunhaski