Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Veja como Hospital e Maternidade N. Sra. da Luz está preparado para o Covid-19

O hospital conta com 15 respiradores, seis já instalados e prontos para o uso.

  • 22/04/2020
  • Foto(s): Tatyelle Schunemann
Veja como Hospital e Maternidade N. Sra. da Luz está preparado para o Covid-19

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, em Medianeira, passou por mudanças desde que começou a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Segundo a irmã Hilda Rodrigues Silveira, que administra a entidade, o hospital conta com 15 respiradores (foto), seis já instalados e prontos para o uso.

 

O prédio foi dividido em dois setores. Um exclusivo para tratamento contra o covid-19 e outro para as demais doenças e traumas causados por acidentes, por exemplo.

Ambos os setores estão bem isolados e preparados para receber os pacientes. Foram feitas diversas adaptações para que o hospital ofereça segurança  aos pacientes e profissionais da saúde. Ao todo segundo a irmã Ilda foram investidos R$ 100 mil aproximadamente nas adequações.

Todo o processo é muito criterioso e rigoroso, como detalham a irmã, o enfermeiro Ygor Tolotti Silveiro e o médico Júlio Cesar Neme.

A irmã Ilda fez questão de mostrar todo o setor reservado para o tratamento de coranavírus, para equipe da Rede Costa Oeste de Comunicação. Incluindo a ala, onde fica Unidade de Terapia Intensiva (UTI) equipada com os respiradores.

Mas, caso haja necessidade toda a estrutura poderá ser ampliada para atender pacientes com covid-19. Mesmo assim o doutor Júlio não esquece que a entidade estará atendendo também na outra ala as demais patologias.

Outra adequação que chamou atenção foi à câmara de descontaminação de uniformes e roupas dos profissionais da saúde do Hospital. Trata-se de uma sala equipada com lâmpadas de luz ultravioleta (UV) e ozônio. Essa iluminação tem ação germicida, destruindo microrganismos. Trabalho e pesquisa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Fonte: Alessandro Kunhaski