106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nesta quinta-feira (23) se comemora o Dia Nacional de Educação de Surdos. E um trabalho muito especial realizado há 24 anos em Medianeira vem alçando cidadãos e profissionais. A entidade que é responsável por formar crianças, jovens e adultos é a escola da Associação Medianeirense de Surdos (AMESFI).
Associação foi criada em 1995 (há 25 anos) e um ano depois surgiu a Escola de Educação Bilíngue para Surdos. O trabalho deu tão certo que proporcionou a aluna da turma de letramento, Roselia Cichelero de Medeiros, a se formar em Educação Física e fazer uma pós-graduação em Educação Especial. Para completar o currículo, Ela trabalha no setor de logística da Lar Cooperativa.
Sem aulas por conta da pandemia de coronavírus, Roselia, aproveitou para visitar a nova sede da AMESFI, que está sendo construída no Bairro Nazaré. Muito simpática, ela conversou com a reportagem da Rede Costa Oeste de Comunicação com ajuda da diretora pedagógica da escola Nilvana Scalco.
A entidade de cunho filantrópico conta com atendimento para sete municípios: Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Missal, Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu. Somando todos os projetos são atendidos quase 300 alunos.
De acordo com a diretora pedagógica da AMESFI o Dia Nacional de Educação de Surdos, deve ser comemorado e serve para apresentar a luta dos alunos para se integrar a sociedade.
Fonte: Alessandro Kunhaski