106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nesta quinta-feira, 23, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) realizou a cerimônia de passagem de comando do General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff para o General de Brigada Cláudio Henrique da Silva Plácido.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, e contou com a presença dos Comandantes das Organizações Militares subordinadas à 15ª Bda Inf Mec, além dos oficiais integrantes do Estado-Maior. Face às restrições impostas pelo quadro atual da pandemia de Covid-19, a solenidade não foi aberta ao público externo.
Após dois anos de profícuo trabalho à frente da Brigada “Pioneira da Infantaria Mecanizada no Brasil”, o General Eickhoff segue para Brasília-DF, nomeado para assumir novos desafios profissionais, na Subchefia de Coordenação Logística e Mobilização do Ministério da Defesa.
O General Plácido, novo comandante da “Brigada Guarani”, estava servindo no Estado-Maior do Exército, sediado na cidade de Brasília-DF.
Natural da cidade do Rio de Janeiro-RJ, incorporou às fileiras do Exército em 13 de fevereiro de 1984, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas- SP. Foi declarado Aspirante da Arma de Infantaria em 24 de novembro de 1990.
Foi oficial subalterno no contingente brasileiro na missão das Nações Unidas em Moçambique. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais no ano de 1997 e, nos anos de 2005 e 2006, realizou o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército.
Foi instrutor do Curso de Infantaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva na cidade de Porto Alegre-RS.
Desempenhou a função de Adjunto da 3ª Seção do Comando de Fronteira de Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado na cidade de Guajará-mirim-RO.
Como oficial de Estado-Maior, foi Chefe da 3ª Seção do Comando da 3ª Divisão de Exército, sediada em Santa Maria-RS, e chefe da Seção de Planejamento de Operações Correntes na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).
Desempenhou a função de Analista de Inteligência do Centro de Inteligência do Exército, em Brasília-DF, e comandou o 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista, na cidade do Rio de Janeiro-RJ.
Foi Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico em Angola e São Tomé e Príncipe. Dentre as condecorações que possui, destaca-se a Ordem do Mérito Militar no grau Comendador.
A 15ª Bda Inf Mec lamenta não ter podido realizar uma solenidade de passagem de comando aberta ao público, mas espera contar com a sociedade de Cascavel nos eventos futuros.
Fonte: Assessoria