Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Céu azul confirma dois casos de coronavírus, afirma prefeitura

Confira a nota da prefeitura:

  • 25/04/2020
  • Foto(s): REUTERS Lindsey Wasson /Assessoria
  • Região
Céu azul confirma dois casos de coronavírus, afirma prefeitura

O municipio de Céu Azul confirmou dois casos positivos de coronavírus. Em nota divulgada pela prefeitura na página oficial do Facebook, os dois pacientes estão em tratamento em Foz do Iguaçu.

Uma das vítimas está hospitalizado e outro em tratamento domiciliar. 

De acordo com a nota, os casos suspeitos somam três, sendo dois novos que já foram realizados as coletas e encaminhadas ao Lacen - Laboratório Central do Paraná.

Confira a nota da prefeitura:

"Embora os dois pacientes estejam se recuperando em Foz do Iguaçu, um hospitalizado e o outro em domicílio, tratam-se de cidadãos ceuazulenses.

O mais velho, 53 anos, tem histórico de viagem a outros estados e baixou ao hospital em Foz do Iguaçu após apresentar sintomas. O paciente possui comorbidades. Submetido a exame, testou positivo. Seu estado é considerado estável.

Já o mais novo, 28 anos, filho do paciente de 53 anos, também foi testado positivo, ainda que não tenha apresentado os sintomas da doença (assintomático). Ele encontra-se em isolamento domiciliar e está sendo monitorado pelas equipes de saúde.

CASOS SUSPEITOS SOMAM 3
Dois novos casos suspeitos também foram registrados. Já foi feita a coleta de material para exame, sendo encaminhado ao Lacen - Laboratório Central do Estado do Paraná.

Com isso, são 3 casos notificados aguardando resultados de exames. Assim como a paciente notificada na quinta-feira (23), os pacientes, que apresentam sintomas da doença, encontram-se em isolamento domiciliar, em estado estável.

MEDIDAS PREVENTIVAS
A secretária de Saúde, Silvia Franceschini, reforça que todo os protocolos, com medidas preventivas, já foram desencadeados simultaneamente as notificações, não havendo razão para pânico. O monitoramento dos casos suspeitos é constante.

ALERTA
Com os casos confirmados, outros casos suspeitos apresentando sintomas, é necessário redobrar os cuidados. Nitidamente, parte da população, relaxou nos cuidados. Até mesmo o índice de pessoas usando máscaras nas ruas diminuiu.

Usar máscara sempre que sair de casa; lavar as mãos com frequência (bem lavadas com sabão) e fazer uso de álcool em gel, são hábitos mínimos de prevenção que todos devem adotar.

A PANDEMIA NÃO ESTÁ PARA BRINCADEIRA
Outra constatação é o número de crianças brincado em turmas. Não se trata de impedir a criança de brincar, mas aglomeração neste momento é no mínimo irresponsável. O Conselho Tutelar já está agindo no sentido de coibir a presença de crianças em logradouros públicos.

MINISTÉRIO PÚBLICO ORIENTOU A AGIR
A primeira abordagem é para orientação, na segunda a notificação (por escrito) e na terceira, será feito o encaminhamento ao Ministério Público, onde os pais responderão com base no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente."

Fonte: Tatyelle Schunemann