106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O corpo humano é um sistema formado por partes que cumprem sua função e, por sua vez, atuam interconectadas para que o sistema como um todo sobreviva. Nesse caso, coração e cérebro são dois órgãos que se complementam e precisam um do outro.
Quando os vasos sanguíneos que conectam o coração e o cérebro estão “limpos” e o sangue flui livremente para o cérebro, as chances de derrames diminuem. Por sua vez, o cérebro, juntamente com o resto do sistema nervoso, é o que controla para que tudo trabalhe coordenadamente. Inclusive o coração.
Por sua vez, a pressão arterial alta afeta as artérias coronárias, o ventrículo esquerdo se dilata, e a insuficiência cardíaca é gerada. Simultaneamente, são causados ??????acidentes isquêmicos transitórios e cerebrovasculares, demência e comprometimento cognitivo leve. Ou seja, cada um tem sua função e se necessitam mutuamente. Aqui sugerimos 10 hábitos que ajudarão você a manter saudável o relacionamento entre coração e cérebro, bem como a conexão entre os outros componentes do nosso corpo.
10 hábitos que beneficiam seu coração e cérebro
Dieta, coração e cérebro
Uma dieta pobre em sódio, mas rica em frutas, carne branca, peixe, legumes, laticínios desnatados e grãos integrais fortalece o coração e o cérebro. Além disso, este tipo de dieta ajuda a manter um bom nível de pressão sanguínea, o colesterol e o açúcar no sangue. Também, se for possível manter um peso adequado e for realizada uma atividade física moderada de forma regular, conforme indicado abaixo, ambos os órgãos funcionarão da maneira ideal.
Exercício moderado, mas permanente
As funções cerebrais e cardíacas aumentam quando nos exercitamos. Por exemplo, a falta de atividade física contribui para o envelhecimento cerebral. Por outro lado, o coração também sofre porque seus processos se tronam mais lentos. Na hora de fazer exercício, basta uma boa caminhada, exercícios moderados ou ioga por 30 minutos por dia é suficiente para melhorar o funcionamento de ambos os órgãos.
O milagroso Ômega 3 para o cérebro e coração
Este ácido poli-insaturado reduz o colesterol e favorece a memória. O salmão, as sardinhas e o atum são os peixes com a maior quantidade desses ácidos graxos. Também os encontramos em algas, ovos, nozes e nas sementes de linhaça. Definitivamente, comer esses alimentos diariamente será muito saudável para o coração, o cérebro, e o organismo em geral.
Rir, a melhor terapia
Para o coração e o cérebro o ato de rir traz enormes benefícios: melhora a circulação, a pressão arterial, e reduz o estresse. É um dos hábitos com os resultados mais imediatos, no que diz respeito aos benefícios.
Meditar, uma prática apropriada
A meditação é outro hábito que beneficia o coração e o cérebro. Além disso, é uma forma de relaxamento que reduz os níveis de cortisol, o hormônio que gera o estresse, melhora o humor e aumenta o otimismo. Ao mesmo tempo, é reduzida a atenção arterial e o bem estar geral é gerado.
Olhar a vida de maneira positiva
Moça adotando bons hábitos; Uma atitude positiva em relação à vida só traz benefícios ao organismo: o coração e o cérebro não são uma exceção. Excluem-se os pensamentos negativos que geram ansiedade, estresse e até depressão. Além disso, a sensação de bem-estar e otimismo alivia as tensões.
Brincadeira, todo um prazer para cuidar do cérebro e coração
Poucas coisas são mais agradáveis ??????do que brincar. Se essas brincadeiras também exercitarem o cérebro, o benefício será maior; as brincadeiras de palavras aumentam a capacidade cerebral e o quociente intelectual. Enquanto brincamos, relaxamos, a pressão diminui e o coração é aliviado.
Música, passatempos e outras coisas
O hábito de ouvir música ou ter um hobby estimula o bem-estar geral. Certamente, essas atividades influenciam o relaxamento como um aspecto determinante para melhorar a saúde e o funcionamento dos órgãos. Como consequência, o coração funciona corretamente e o cérebro é oxigenado.
Durma o suficiente
O sono aumenta a formação de mielina, necessária para melhorar a função cerebral, fortalece as conexões neurais e transforma a memória de curto e longo prazo. Ao contrário disso, não dormir aumenta a pressão sanguínea, a frequência cardíaca, o colesterol e os riscos de insuficiência cardíaca.
Evitar tabaco
Certamente, os efeitos da exposição ao cigarro prejudicam todos os órgãos. Sem dúvida alguma, o coração e o cérebro não são exceção. Fumar endurece as artérias e aumenta o risco de sofrer de aterosclerose, aumenta a pressão arterial e diminui a oxigenação sanguínea. Em conclusão, esses 10 hábitos que beneficiam seu coração e o cérebro não apenas melhorarão seu funcionamento, como também aumentarão o bem estar geral da pessoa. Vale a pena colocá-los em prática como forma de alcançar uma melhor qualidade de vida.
Fonte: Melhor com saúde