Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

5 benefícios da proteína de soja

5 benefícios da proteína de soja

Cada vez mais pessoas decidem apostar nos benefícios da proteína de soja. Em suma, este alimento de origem vegetal é uma completa fonte de aminoácidos essenciais que incidem de forma positiva em funções vitais do organismo.

A soja é uma espécie da família das leguminosas cultivada desde a antiguidade para a alimentação humana. Além disso, o grão e seus subprodutos, como o leite e o tofu, se tornaram símbolos dos movimentos vegetarianos e veganos.

O que é a proteína de soja?

A proteína da soja é uma proteína de alta qualidade que é obtida das favas da soja. Em resume, distingue-se por ser a principal fonte de aminoácidos vegetais, sendo ideal para substituir os alimentos proteicos de origem animal. Ainda mais, seu consumo é eficaz para a manutenção e restauração dos músculos após o treinamento físico, o que favorece a formação de massa muscular. Ademais, é de alto valor energético e apoia funções importantes como a síntese de hormônios e absorção de nutrientes.

Ao contrário de outros alimentos vegetais com proteínas, a soja traz todos os aminoácidos, essenciais e não essenciais. Destes cabe destacar alguns importantes como:

Triptofano
Metionina
Isoleucina
Leucina
Histidina
Treonina
Fenilalanina
Lisina
Glicina
Além disso, fornece flavonoides, isoflavonoides, ácido fenólico, bem como outros componentes com efeitos antioxidantes. Por isso, inclui-la na alimentação protege o corpo contra os radicais livres e apoia a perda de peso.

Benefícios da proteína da soja

Os benefícios da proteína de soja apoiam a nutrição dos atletas ou aficionados no fitness. De fato, tornou-se uma das alternativas à proteína do soro do leite, principalmente para aqueles que desejam seguir uma dieta vegana.

Apesar de ser uma proteína vegetal, é muito completa e seu aminograma não perde muito para as opções de origem animal. Por entanto, conheça os principais motivos para começar a consumi-la.

Melhora a digestão

A protepina de soja contribui com a digestão; Um dos benefícios da proteína da soja mais importantes é sua capacidade de melhorar a digestão. Graças ao seu alto teor de vitaminas do grupo B, influencia nos processos enzimáticos, portanto, ajudam a ter um ótimo processo digestivo.

Além disso, participa na síntese de ácidos graxos e ajuda a aprimorar o funcionamento do sistema imune. O melhor é que não contém lactose, assim como evita crises inflamatórias no intestino.

Regula o colesterol

Graças ao seu teor de lecitina, esta proteína vegetal pode ajudar a controlar os níveis altos de colesterol. De fato, aumenta a secreção de colesterol bom (HDL) reconhecido por sua capacidade de remover os lipídeos nocivos das artérias.

Apoia a formação de massa muscular

Sem dúvida, este é um dos principais benefícios da proteína da soja. Graças ao seu teor balanceado de aminoácidos essenciais, é ideal para cuidar e aumentar a massa muscular. Além disso, sua assimilação ajuda a reduzir a degradação das fibras musculares e evita a fadiga logo após o treinamento.

Combate o sobrepeso

A soja ajuda a manter o peso; Esta variedade de proteína vegetal é um excelente complemento para os pacientes com sobrepeso. Dado que impulsiona e favorece a formação de massa magra, recomenda-se para alcançar um índice de massa corporal saudável. Contudo, não é um produto milagroso para emagrecer. Com isso, para ver seus efeitos é necessário seguir uma dieta de acordo com as necessidades do corpo.

Previne a retenção de líquidos

O potássio contido neste alimento permite combater o excesso de sódio e, assim, evitar a retenção de líquidos. Como alguns sabem, este problema afeta a saúde muscular e incide no aumento de peso.

Desvantagens da proteína de soja

Os benefícios dão razões suficiente para adicionar a proteína da soja na dieta; no entanto, não é bom ignorar as desvantagens. Quais são:

Pode alterar o sistema endócrino por seu conteúdo de genisteína. Esta proteína afeta as funções do pâncreas e da tireoide.
No caso dos homens afeta a qualidade do esperma e reduz os níveis de androgênios.
Além disso, pode gerar alterações hormonais por seu teor de fitoestrogênios.
A proteína de soja pode produzir alterações alérgicas e, em alguns casos, causa alopecia.
Por fim, está buscando uma alternativa vegetal para obter proteína suficiente? Não descarte esta opção. Ainda que seja importante considerar suas desvantagens, quase nunca representam problemas. Ante qualquer dúvida, consulte com seu médico ou nutricionista de confiança.

Fonte: Melhor com saúde