106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Uma criança de dois anos e oito meses veio a óbito na cidade de Toledo na noite da última segunda-feira (04), após ser picada por um bicho desconhecido. A criança foi identificada como Alice Garcia Rosa.
De acordo com informações repassadas pelos familiares da criança, Alice teria começado a passar mal na madrugada do último domingo (03), quando teve sintomas de vômito, que foram controlados. Durante a manhã de segunda-feira a criança teria tido sintomas de diarreia, que também foram controlados até às 12h.
Por volta das 17h30 do mesmo dia, Alice teria coçado uma picada de um bicho em sua perna, que ficou rocha, assim como os seus lábios. Neste momento a mãe de Alice a levou para a Unidade de Pronto Atendimento de Toledo (UPA). Assim que foi atendida na UPA a criança perdeu a consciência. Vários médicos e profissionais de saúde tentaram reanimá-la, mas ela acabou vindo a óbito por volta das 20h30 da segunda-feira (04).
As primeiras informações dão conta de que, Alice teria sofrido uma trombose na perna em que o bicho picou e sofreu uma infecção generalizada, o que a levou a óbito poucas horas depois. Os familiares ainda relataram que a menina era alérgica a picadas de insetos e isso poderia ter prejudicado o seu caso.
O Instituto Médico Legal de Toledo (IML), realizou alguns exames para saber qual a causa da morte de Alice Garcia Rosa e qual bicho teria picado a criança. O envenenamento por cobra ou escorpião já foi descartado e a possibilidade que surge com mais força é de que uma aranha teria sido a causadora da morte.
O laudo do IML de Toledo deverá ficar pronto dentro de 30 dias, no entanto não se tem a certeza de que ele poderá identificar conclusivamente qual o bicho responsável pela morte da criança, pois o Instituto não teria os equipamentos necessários para uma análise conclusiva. O IML de Cascavel teria os equipamentos necessários para uma análise mais detalhada, no entanto como o Órgão não está funcionando após às 20h o encaminhamento do corpo de Alice para Cascavel não foi liberado.
A família da criança reclama da demora do IML na liberação do corpo e também da possibilidade de não conseguirem saber qual foi o bicho responsável pela picada que levou Alice a morte. Quanto a UPA de Toledo os familiares ressaltam que os médicos fizeram o que estava ao seu alcance e somente ponderam uma falta de organização na retirada das assinaturas para a liberação do corpo de Alice, que só foram obtidas na manhã desta terça-feira (05). O enterro de Alice Garcia Rosa foi realizado na manhã desta quarta-feira (06).
Fonte: Toledo News