
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A pandemia provocada pelo novo coronavírus fará a economia brasileira encolher 5,2% neste ano, prevê a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Segundo o órgão, vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), a América Latina sofrerá a pior crise social em décadas, com milhões de pessoas passando por desemprego e pobreza.
E o resultado já começa a ser sentido em Santa Helena. Prova disso são empresas do ramo de confecções que fecharam suas portas. Uma empresa instalada em um prédio público próximo ao Clube União, às margens da rodovia PR 317 onde empregava mais ou menos 100 funcionários, não suportou a crise e fechou suas portas por tempo indeterminado. Outra facção localizada ao final da Avenida Brasil também está mantendo suas portas fechadas por um certo período.
Reconhecida no cenário nacional em moda e confecção, a Fatiota está sentindo os efeitos da Covid-19. Em tempos com estabilidade econômica e financeira relativamente normais, a empresa chegou a empregar 130 funcionários e atualmente conta com aproximadamente 100 colaboradores, um déficit de 15% em seu quadro empregatício.
Para se manter, a Fatiota obrigou-se a seguir a rotina e a linha da pandemia e está confeccionando máscaras. Uniformes também estão sendo produzidos pela empresa e entregues no Estado do Rio Grande do Sul.
Em meio a toda esta crise econômica, quem está pagando caro, além das empresas, são os funcionários, os quais sentem na pele o desemprego e a falta de oportunidade de trabalho, principalmente em municípios pequenos igualados a Santa Helena.
Poder Público
Por outro lado, conforme informações repassadas pela assessoria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Associativismo, o Município de Santa Helena está elaborando um programa de incentivo as empresas, trabalhando juntamente com o setor jurídico para viabilizar o auxílio aos empresários.
Porém, em virtude de 2020 ser um ano eleitoral, o poder executivo encontra diversos entraves. Nas próximas semanas o Município deverá apresentar medidas de auxílio para o setor empresarial, buscando amenizar a crise enconômica causada pela pandemia do coronavírus.
Paraná Recupera
O Governo do Paraná está disponibilizando crédito emergencial para preservar salários e empregos em empreendimentos informais, MEI, Micro e Pequenas Empresas em razão dos efeitos do coronavírus na economia.
Saiba mais clicando aqui!
Fonte: COnews